Logo O POVO+
Fortaleza: todos os adolescentes cadastrados estão agendados
CIDADES

Fortaleza: todos os adolescentes cadastrados estão agendados

As novas pessoas cadastradas seguem com agendamento por meio do nome nas listagens diárias
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ministério da Saúde (MS) recomendou, por meio de nota técnica, a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA Ministério da Saúde (MS) recomendou, por meio de nota técnica, a suspensão da vacinação de adolescentes sem comorbidades

A Prefeitura de Fortaleza anunciou ontem, 15, que finalizou o agendamento contra Covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos cadastrados no município até ontem, terça-feira, 14. Com isso, a gestão inicia hoje, 16, a chamada dos adolescentes que perderam o primeiro agendamento, além de dar sequência a mesma estratégia para a população adulta, entre 18 e 39 anos. 

Segundo o Integrasus, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), Fortaleza tinha até ontem 185.707 adolescentes dessa faixa etária cadastrados, com a confirmação de e-mail realizada. O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial, Erlemus Soares, esclareceu que os adolescentes que ainda não se cadastraram vão ser chamados normalmente. Até esta quarta, 15, atualização mostra 186.112 adolescentes cadastrados. 

"Os adolescentes que estavam cadastrados de 12 a 17 anos até ontem, dia 14, nós já conseguimos chamar todos os cadastrados. A partir das próximas listas estaremos fazendo repescagem começando do mais velho, de 17 e 16 anos", explicou Elermus em transmissão ao vivo.

As novas pessoas cadastradas seguem com agendamento por meio do nome nas listagens diárias, agendamento no Vacine Já e pelo aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). "Não precisa ficar assustado se você fez seu cadastro hoje. Concomitante, a gente estará chamando tanto a repescagem como os novos cadastros. Não precisa se preocupar, vamos estar fazendo essa chamada", ressaltou ele.

De acordo com o coordenador, a repescagem dos adolescentes vai iniciar de forma decrescente, começando com a faixa de 16 e 17 até alcançar o mais novos, de 12 anos. O público com 40 anos ou mais que ainda não se vacinou pode ir a qualquer centro de vacinação contra a Covid-19 sem precisar de agendamento para receber a D1. É preciso realizar apenas o cadastro no Saúde Digital e ter recebido confirmação via e-mail.

LEIA MAIS | Após desgaste, Sarto recua e inclui métodos contraceptivos em lei que cria campanha contra o aborto

Para hoje, 16, a gestão agendou cerca de 28 mil pessoas, já com a repescagem de adolescentes, bem como da população adulta e a aplicação de segundas doses. Já para a sexta-feira, 17, serão chamadas 29 mil fortalezenses. "Não perca a chance de se imunizar. Não perca a chance de proteger você e sua família", pontuou ainda o titular.  


O que você achou desse conteúdo?