Quem transitar pelo cruzamento da avenida Lineu Machado com a avenida Carneiro de Mendonça, no Jóquei Clube, em Fortaleza, poderá perceber que a área passou por uma grande intervenção da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC).
Uma das mudanças de maior destaque é a implementação da segunda maior faixa de pedestres da Capital. De acordo com a AMC, cada uma das faixas instaladas nos dois sentidos da via possuem 18 metros de extensão. A maior faixa de pedestres da Cidade é a da av. Tristão Gonçalves com a rua Liberato Barroso, no Centro, com 40 metros de extensão.
De acordo com Daniel Soares, arquiteto e urbanista da AMC, o tamanho da faixa de pedestres é uma forma de chamar a atenção dos motoristas para que redobrem o cuidado no local.
"Queremos dar mais visibilidade, por ser um local de fluxo de pedestres muito intenso. Quando estendemos a área de travessia do pedestre, trazemos mais visibilidade e segurança na travessia", destaca.
Além da nova e imponente faixa de pedestres na região, o local passa por outras duas intervenções que visam trazer um espaço de convivência urbana para a região, além de combater a violência contra a mulher.
A ação intitulada de "Praça Viva", de acordo com Daniel, tem como foco levar mais interação entre a população local. Durante esta quinta-feira, 23, voluntários da AMC trabalhavam na pintura de bancos e calçadas, além de auxiliarem no remanejamento de algumas árvores.
LEIA TAMBÉM| 50 vias de Fortaleza tiveram redução de velocidade durante os últimos cinco anos; veja quais
"Queremos trazer essa característica mais lúdica para o espaço, com brincadeiras voltadas para crianças da primeira infância, como circuitos e amarelinhas, que ajudam a trabalhar a parte cognitiva", ressalta Daniel.
Juliana Coelho, superintendente da AMC, destaca que as três intervenções realizadas no bairro Jóquei Clube fazem parte de ações voltadas para a Semana Nacional do Trânsito. Como parte dos projetos desta semana, a AMC já havia anunciado a redução de velocidade em sete vias da Capital.
Sobre a revitalização do espaço para a população, Juliana relata que esta é a 9ª edição do projeto "Praças Vivas", que já passou por bairros como Messejana, Parangaba, Montese e Rodolfo Teófilo.
LEIA TAMBÉM| Ceará envia doses aos municípios para vacinação de terceira dose em idosos e imunossuprimidos
A superintendente destaca, ainda, uma outra ação realizada pelo órgão, o projeto-piloto desenvolvido pela AMC que visa dar mais visibilidade ao combate à violência contra a mulher em Fortaleza.
"Temos o projeto piloto, o 'Cidade para mulheres', onde pegamos pontos de paradas que são mais vulneráveis para a segurança delas e trazemos melhorias, como a iluminação pública. Também são colocadas mensagens de combate à violência, para tornarmos a mobilidade para as mulheres mais segura", comenta.
A partir desta semana, a área passará a contar com um grande painel, que busca coibir qualquer tipo de crime cometido contra as mulheres que trafegam pelas vias da Cidade.
LEIA TAMBÉM| Homem é preso suspeito de estupro contra adolescente que conheceu pela Internet