Em Fortaleza, 52,8% da população residente está completamente imunizada contra a Covid-19. O que se refere a pessoas que receberam duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen. Conforme balanço da Prefeitura de Fortaleza, até essa terça-feira, 12, 1.401.937 pessoas receberam duas doses e 27.804 a dose única.
Das pessoas que residem na Capital, 2.005.865 receberam pelo menos a primeira dose (D1). Essa quantidade corresponde a 74,1% da população do município. A 3ª dose também está sendo aplicada, foram 60.328 beneficiados, segundo o Vacinômetro.
Cálculo é feito a partir de estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano 2021, segundo a qual 2.703.391 cidadãos residem na capital cearense.
Leia também: Ceará não apresenta óbitos por Covid-19 nas ultimas 24 horas
Hoje, 14, estão agendadas 32 mil pessoas para a imunização. Sendo 25.786 pessoas para aplicação da segunda dose de Pfizer e de CoronaVac. Também há agendamento para a 3ª dose de 3.688 idosos e de 3.096 trabalhadores da saúde, segundo a Prefeitura.
A Prefeitura de Fortaleza continuará atendendo hoje os fortalezenses que faltaram ao seu agendamento anterior da segunda dose (D2) da AstraZeneca, Pfizer ou Coronavac, conforme a oferta dos locais de atendimento. No caso da Pfizer e Coronavac, as pessoas que chegaram à data limite da segunda dose indicada no cartão de vacinação também podem ir diretamente aos locais que ofertam os dois tipos de imunizantes.
Leia também: Ceará foi o estado do Nordeste que mais vacinou
Segundo a SMS, aqueles que receberam a primeira dose da AstraZeneca e chegaram à data limite para D2, e não foram agendados anteriormente, devem aguardar seu agendamento que se dará conforme a chegada de novos lotes da vacina, que são enviados pelo Ministério da Saúde (MS).
Até a última sexta-feira, 8, cerca de 5 mil idosos com mais de 70 anos que receberam a D2 há seis meses ainda não haviam sido agendados para a terceira dose. Em reunião com Membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se comprometeu a priorizar a dose de reforço dos idosos.
Principalmente devido ao grande absenteísmo para a imunização de reforço nessa faixa etária, foram discutidas estratégias para ampliar a vacinação.
No Estado, o percentual de pessoas que já concluíram primeiro ciclo vacinal é menor em comparação à Capital: 45,5%. Destes, 4 milhões receberam duas doses do imunizante e 164, 5 mil a dose única, conforme o Vacinômetro, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizado às 17 horas dessa terça.
Leia também: Urca realiza pesquisa sobre atividade física e sequelas da Covid-19
Em relação pelo menos à primeira dose (D1), mais de 6 milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 68,5% da população cearense. Já são 82.561 cearenses que receberam a terceira do imunobiológico contra a Covid-19. Destes, 81.074 se referem a dose de reforço de idosos e profissionais da saúde e 1.487 a doses adicionais, no caso de pessoas com imunossupressão.
Segundo balanço, já foram aplicadas mais de 10 milhões de doses ao todo desde o dia 18 de janeiro, quando a vacinação contra a doença teve início no Estado. Ministério da Saúde já enviou mais de 13 milhões de doses. Das quais mais de 12 milhões já foram distribuídas aos municípios cearenses.