Logo O POVO+
Cariri e Norte têm 21 cidades com alertas "alto" e "altíssimo"
CIDADES

Cariri e Norte têm 21 cidades com alertas "alto" e "altíssimo"

| COVID-19 | Com a queda de casos e óbitos, indicadores ficam sujeitos a grandes variações. A maior parte dos municípios do Estado está com níveis de alerta "moderado" ou "baixo": são 152 cidades — ou 82,6%.
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ao todo, 32 municípios do Ceará têm alerta
Foto: Divulgação/Sesa Ao todo, 32 municípios do Ceará têm alerta "Alto e "Altíssimo" para Covid-19

Ao todo, 32 municípios estão com nível de alerta "alto" ou "altíssimo" para Covid-19 no Ceará, a maioria localizada nas regiões de saúde do Cariri (11) e de Sobral (10). São 22 cidades a menos em um desses dois níveis da escala definida pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) do que na segunda-feira da semana passada, 8. Naquele dia, havia 54 municípios em níveis "alto" ou "altíssimo". A reducão foi de 59,2%.

Com a melhora do quadro da Covid-19 no Estado, os indicadores utilizados para essas classificações ficam sujeitos a grandes variações mesmo com número de casos e óbitos mais baixos do que nos picos das duas ondas da pandemia.

Em Orós, no Cariri, localizada a 335,6 km de Fortaleza, um indicador está em alerta "altíssimo", e os outros, em alerta "baixo". Assim, a classificação final é "altíssimo". No caso da cidade, o estado geral foi definido pela taxa de letalidade, que é calculada com a divisão do número de óbitos por Covid-19 pelo número de casos confirmados da doença no mesmo período e a multiplicação do resultado por 100.

No município, segundo a plataforma, ocorreu um óbito e foram confirmados dois casos da doença, o que levou a uma letalidade de 50%. O mesmo ocorreu em Tianguá, na região Norte, a 333,5 km da Capital, onde há a notificação de um óbito e quatro casos confirmados — e taxa de letalidade de 25%.

Os dados mais recentes estão disponíveis no IntegraSUS, plataforma da Sesa, e são referentes às semanas epidemiológicas 44 e 45 deste ano — entre 31 de outubro e 13 de novembro. Eles foram coletados pelo O POVO na noite desta segunda, 15.

Para se chegar ao nível de alerta de cada município, são avaliados os seguintes indicadores: internações por causa respiratória; percentual de leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 ocupados na superintendência em que o município está localizado; taxa de letalidade da doença; taxa de positividade em testes RT-PCR e incidência de casos diários por 100 mil habitantes.

Cada nível corresponde a uma cor no mapa que mostra o diagnóstico final dos municípios. "Altíssimo" é vermelho, "alto" é laranja, "moderado" é amarelo, e "baixo", verde. O estado geral do município — e consequentemente a cor dele no mapa — corresponde ao indicador mais alto entre todos aqueles observados.

A classificação conta ainda com os níveis de alerta "moderado" e "baixo". De acordo com os dados do IntegraSUS, 66 municípios estão com nível "moderado" para a doença, e a maior parte do Estado está em nível de alerta "baixo". Nesse último caso, são 86 cidades, ou 46,7% dos 184 municípios cearenses, no nível mais brando de alerta para a Covid-19. Juntas, as duas categorias somam 152 municípios — 82,6% do total cearense.

 

O que você achou desse conteúdo?