Logo O POVO+
Com crise e demissões, Enem ocorre com"cara do governo" Bolsonaro
CIDADES

Com crise e demissões, Enem ocorre com"cara do governo" Bolsonaro

Às vésperas do exame, 37 servidores pediram exoneração e relataram casos de assédio e decisões sem critérios técnicos. Presidente garante tranquilidade e diz que prova começa a ter cara do governo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Presidente Jair Bolsonaro vê que governo imprime sua marca na prova (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Presidente Jair Bolsonaro vê que governo imprime sua marca na prova

Um dos maiores vestibulares do mundo e a principal porta de entrada para a graduação no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dois próximos domingos (21 e 28 de novembro) em meio a uma crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas.

No início deste mês, 37 servidores da entidade, que atuam em funções ligadas à logística e ao desenvolvimento da aplicação do exame, pediram exoneração às vésperas da aplicação das provas. O motivo da debandada, conforme alguns dos funcionários, teria sido a "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep". Eles afirmam ainda que a saída "não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical".

Servidores chegaram a relatar assédio, além de pressão ideológica na formulação da prova pela presidência do órgão, cujo cargo é ocupado por Danilo Dupas Ribeiro. A atual gestão do instituto, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), é a quinta durante o governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

Ontem, o presidente disse que o exame "começa a ter a cara do governo". Segundo Bolsonaro, o ministro Milton Ribeiro, da Educação, garantiu que o Enem será realizado sem impactos pelas demissões.

"O Milton é do ramo. Ele mandou uma mensagem há pouco e disse que a prova do Enem vai ocorrer na mais absoluta tranquilidade", disse Bolsonaro, durante entrevista na Expo Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

"Começam agora a ter a cara do governo as questões da prova do Enem. Ninguém precisa agora estar preocupado com aquelas questões absurdas do passado, o tema da redação não tinha nada a ver com nada. Realmente é algo voltado ao aprendizado", completou Bolsonaro.

Associação dos Servidores do Inep (Assinep) manifestou apoio aos servidores que entregaram cargos de coordenação e assessoramento. A entidade frisou a "fragilidade técnica e administrativa" da atual gestão máxima do Inep. "A Assinep lamenta profundamente que a postura da alta gestão do Inep tenha levado a situação da Autarquia a esse ponto dramático".

A associação garantiu que os servidores do Inep seguem trabalhando para produzir as evidências necessárias às políticas públicas educacionais. "Mas ressaltamos que todas as ações institucionais da Autarquia precisam de direcionamento técnico de gestores devidamente capacitados nas temáticas". A Assinep alertou para a "necessidade de atuação urgente do MEC e do Governo Federal no sentido de equacionar a situação e reduzir os riscos para a sociedade".

Em nota pública divulgada na última quinta-feira, 11, após Assembleia-Geral Extraordinária, a associação informou que entregará ao Congresso Nacional e aos órgãos de controle, "documento de denúncia contendo relatos de assédio institucional e assédio moral sofridos no âmbito do Inep durante a gestão do atual presidente Danilo Dupas".

Diante das alegações, o presidente do Inep descartou a possibilidade de riscos quanto à realização do exame. "Reforço que as aplicações [do Enem] estão garantidas, pois as fases preparatórias já foram concluídas, restando a distribuição das provas para a sua aplicação", disse Dupas, que compareceu à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para explicar a situação no Inep. "As provas estão prontas, e as equipes já foram capacitadas. Está tudo certo, não se preocupem", afirmou. (Com agências de notícias) 

Enem 2021 

3 milhões de inscritos
Abertura dos portões: 12 horas (horário de Brasília)
Fechamento dos portões: 13 horas

  • Primeiro dia: 21 de novembro
    Conteúdos: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da redação dissertativa-argumentativa
    Duração: 5h30min
    Início das provas: 13h30min
    Encerramento: 19 horas
  • Segundo dia: 28 de novembro
    Conteúdos: 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias
    Duração: 5 horas
    Início das provas: 13h30min
    Encerramento às 18h30min

23 anos: percurso histórico do Enem

1998: criação
O Enem foi instituído pela Portaria nº 438 e trazia os objetivos de autoavaliação, seleção para ingresso no trabalho, seleção para o ensino superior e possibilidade de indução curricular — as escolas poderiam organizar seu currículo com base no exame.

63 questões e redação dissertativa aplicadas em 4h de prova em um só dia
Nota máxima de 100 pontos
157.221 inscrições
115 mil participantes
Exame realizado em 100 cidades

1999
Instituições de ensino superior passam a utilizar o Enem como critério de acesso aos cursos de graduação. A PUC-RJ e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram as primeiras.

2001
A vertente da autoavaliação ganha mais força. Por outro lado, a indução curricular é destituída.

2004
É adotado na seleção para o Prouni (Programa Universidade para Todos) — que vincula a concessão de bolsas em instituições do ensino superior privadas à nota obtida no exame —, lançado naquele ano, por Medida Provisória, e transformado em Lei em 2005.
1,5 milhões de inscrições
Aplicado em 608 cidades

2009
O Mec cria o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que utiliza as notas do Enem na seleção de alunos para os cursos de graduação das instituições federais de ensino superior
Confere certificação do Ensino de Jovens e Adultos
Passa a adotar a Teoria de Resposta ao Item (TRI) para a correção das provas
4,1 milhões de inscrições

2010
Passa a ser pré-requisito para solicitar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)
4,6 milhões de inscrições

2013
Todas as instituições federais adotam Enem como critério de seleção
Passa a ser adotado como um dos critérios de concessão de bolsas do Ciência Sem Fronteiras (programa de bolsas internacionais para alunos das universidades federais)

2020
5.523.029 inscritos (o número exclui participante do AM e de duas cidades de RO que suspenderam as provas)
Realizado em janeiro de 2021 em razão da pandemia
55,3% de abstenção, índice recorde
Primeira edição do Enem digital

 

Saiba tudo sobre a prova 

>> Enem 2021: data da prova, horário, local e tudo sobre o exame

>> Enem 2021: veja as provas antigas e os gabaritos do exame

>> Enem 2021: local da prova é divulgado; como consultar no portal do Inep

>> Enem 2021: Redações nota mil do exame de 2020; confira alguns exemplos

>> Redação Enem 2021: confira os temas já abordados pelo Exame Nacional

>> Enem 2021: entenda as cinco competências cobradas na redação

>> Enem 2021: quando será divulgado o local de prova e como conferir

>> Enem 2021: saiba o que ainda dá para estudar faltando 1 mês para a prova

>> Enem 2021: faltando um mês para prova, veja tudo o que se sabe sobre exame

>> Enem 2021: veja como utilizar as notas da prova

>> Enem 2021: veja perfis nas redes sociais que ajudam no estudo para prova

>> Enem 2021: confira 5 possíveis temas para a redação desta edição

>> Enem 2021: veja dez filmes para estudar História para a prova

>> Enem 2021: cinco aplicativos grátis que ajudam nos estudos para o exame 

>> Redação Enem 2021: dilemas da escolha profissional do jovem na contemporaneidade

>> Redação Enem 2021: as limitações do SUS no contexto da Covid -19

>> Redação Enem 2021: a dificuldade de erradicar o trabalho infantil no Brasil

>> Redação Enem 2021: o papel do esporte no combate ao preconceito

>> Redação Enem 2021: a banalização do Holocausto nos dias atuais e os efeitos na sociedade moderna

Conheça técnicas para driblar a ansiedade antes do Enem

Faltando menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um sentimento reina entre os estudantes: a ansiedade. A prova, que será aplicada nos dias 21 e 28 de novembro, se torna motivo de pressão e autocobrança por parte dos alunos, que, preocupados em tirar boas notas para alcançar o sonho de ingressar na universidade, podem acabar comprometendo o seu desempenho.

A expectativa relacionada à nota do Enem pode acarretar pensamentos de antecipação do futuro, preocupações e crises de ansiedade e pânico. De acordo com especialistas, a ansiedade é um sentimento natural, pois o Enem é um passo importante na vida estudantil. Contudo, a atenção é requerida quando essa ansiedade se intensifica e os estudantes não conseguem manter a calma, apresentando alterações de humor, dificuldade de atenção e foco nos estudos, além de problemas de memória, dentre outros prejuízos.

O POVO conversou com a psicóloga Mara Dalila de Freitas Silva. Desde 2017, ela realiza psicoterapia individual para jovens e adultos em busca de estabilidade psicológica para lidar com as provas do Enem. Ela conta que os sintomas de ansiedade são relatados com frequência pelos estudantes e quanto mais próximo da prova, maior a frequência e intensidade desses sintomas. Ela destaca nervosismo, dor de barriga, falta de ar e taquicardia entre as ocorrências mais comuns.

"Pesquisas indicam que a pandemia da Covid-19 acentuou sintomas de ansiedade na população, inclusive nos estudantes do Enem que vivenciaram durante parte dos anos letivo aulas remotas, com acúmulo de conteúdo ou rotina exaustiva de estudos", diz Mara, ressaltando que o cenário dos últimos anos serve como um alerta para que os estudantes busquem formas saudáveis de lidar com os desconfortos físicos e cognitivos da ansiedade.

Além das formas saudáveis, a psicóloga fala sobre outras bases, como o apoio familiar e dos amigos para enfrentar a prova de cabeça erguida. "Por mais que o estudante se sinta preparado para o Enem, além dos conhecimentos adquiridos através de estudos, é primordial uma preparação emocional para lidar com as provas", diz.

Mara desenvolveu o projeto "Tô Énem Aí Pra Ansiedade" em busca de acolher esse público de estudantes que se preparam para o Exame. Ela realiza atividades presenciais e online, proporcionando ao público psicoterapia e acesso a um grupo de WhatsApp, que ela mesma gerencia.

No grupo, os participantes são desafiados a aplicarem técnicas para alívio dos sintomas da ansiedade, como: respiração diafragmática, meditação, micropassos, psicoeducação sobre ansiedade e outras estratégias norteadoras para alívio dos sintomas. (Euziane Bastos, especial para O POVO)

Dicas

Analise seus pensamentos

É muito importante que seus pensamentos sejam analisados, principalmente os pessimistas e catastróficos que te levam a acreditar que seu resultado do Enem será o pior possível. Com frequência temos a tendência a pensarmos negativamente e a ansiedade pode nos levar a imaginar cenários irreais.

Técnicas de respiração e relaxamento.

Inclua em sua rotina técnicas como a meditação, respiração diafragmática, relaxamento muscular de Jacobson, técnica a-c-a-l-m-e-s-e, essas são algumas estratégias simples que precisam ser praticadas com frequência e que podem te auxiliar no alívio dos sintomas físicos.

Caso você já aplique em seu dia a dia as dicas e mesmo assim perceba com frequência que a sua ansiedade sai do controle, levando a crises de pânico, sintomas físicos como dor no peito, taquicardia, tontura, humor deprimido, estresse e grande angústia, procure a ajuda de um psicólogo. Esse não é o momento para sentir vergonha ou preconceito, é o momento de pedir ajuda. Existem psicólogos preparados para lidar com a ansiedade e seus sintomas.

Preparo

Deixar estudos para a última hora e se preparar de forma apressada são fatores que aumentam a insegurança na prova, e a ansiedade. A essa altura, revisar o que já se estudou pode ser mais produtivo

O que você achou desse conteúdo?