Logo O POVO+
Hospital Regional do Vale do Jaguaribe é inaugurado para atender 20 municípios da região
CIDADES

Hospital Regional do Vale do Jaguaribe é inaugurado para atender 20 municípios da região

|Saúde| A unidade ofertará mais de 31 especialidades médicas para mais de meio molhado de habitantes, moradores dos 20 municípios da região Jaguaribana
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Vagas abrangem profissionais da saúde e de outras áreas de atuação (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Vagas abrangem profissionais da saúde e de outras áreas de atuação

O Hospital Regional do Vale do Jaguaribe foi inaugurado nesta quinta-feira, 25. A unidade de alta complexidade tem a capacidade de atender a população dos 20 municípios da região Jaguaribana, em torno de meio milhão de habitantes. O hospital oferecerá os serviços de emergência e urgência, ambulatório, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínica, cirúrgica, traumatológica e pediátrica.

"Tivemos um atraso na inauguração, por conta da pandemia, porque tivemos de montar os leitos de UTI no hospital de Limoeiro. Mas hoje, entregamos o Hospital já em funcionamento para a população do Vale do Jaguaribe", explica o governador Camilo Santana. "Nos estamos com 240 pessoas já trabalhando. A perspectiva é de que, quando o hospital estiver em pleno funcionamento, chegará a 1500 funcionários, então significa também novas oportunidades de emprego", pontuou. A unidade segue os mesmos moldes dos Hospitais Regionais do Cariri, Norte e Sertão Central.

O novo Hospital se localiza na BR-116, no entroncamento das cidades de  Limoeiro do Norte com Russas e Nova Olinda. A estrutura ocupa uma área de quase 30 mil m² e contará, inicialmente, com 60 leitos de enfermaria nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica e psiquiatria, 10 leitos de UTI e cinco leitos de apoio, além de centro de imagem com exames laboratoriais, endoscopia, raio-x, ultrassonografia, tomografia computadorizada, hemodinâmica e ressonância magnética.

Inauguração do Hospital do Vale do Jaguaribe com a presença do governador Camilo Santana
Inauguração do Hospital do Vale do Jaguaribe com a presença do governador Camilo Santana (Foto: Barbara Moira)

Segundo Camilo, a expectativa é que mais serviços sejam implementados nos próximos meses. "A emergência, nesse primeiro momento, não estará aberta. A previsão é que, no início do próximo ano, nos já possamos preparar, capacitar e selecionar os profissionais para isso", ressaltou. Com a inauguração da unidade, todas as cinco macrorregiões de Saúde passam a contar com pelo menos um Hospital de grande porte.

Unidade gera emprego para profissionais da região

O secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha, ressaltou a importância do hospital no processo de regionalização da saúde no Ceará. “A gente dá acesso a serviços de alta complexidade na região, sem a necessidade de uma transferência para Fortaleza”, disse. Lembrou ainda que a unidade emprega, em sua maioria, profissionais de região. “Essa obra gera emprego e renda para as pessoas, ao fazer a visita nas dependências do hospital, eu e o governador perguntávamos de onde cada pessoa era, e a maioria das pessoas que vão trabalhar nesse hospital são pessoas que residem na região. Traz também desenvolvimento e mais saúde para as pessoas do Vale do Jaguaribe"

As obras tiveram início em 2017, com um investimento de 208 milhões de reais. Ao todo, o Hospital Regional do Vale do Jaguaribe atenderá 31 especialidades médicas: Anestesiologia; Cardiologia - Clínica e Cirúrgica; Cirurgião Bucomaxilo; Cirurgia Geral; Cirurgia Vascular; Cirurgia Oncológica; Cirurgia Cabeça e Pescoço; Clínica Médica; Dermatologia; Endocrinologia; Endoscopia Digestiva e Respiratória.

Além disso, também ofertará as áreas de Gastroenterologia; Gineco-Obstetrícia - Clínica e Cirúrgica; Hemodinamicista; Mastologia; Medicina Intervencionista; Nefrologia -TRS; Neonatologia; Neurologia; Neurocirurgia; Neuropediatria - fila de espera; Oftalmologia; Oncologia Clínica; Otorrinolaringologia; Pediatria -Clínica e Cirúrgica; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia; Radiologia; Traumato-Ortopedia; Urologia; nutricionista; farmacêutico; assistente social; enfermeiro; fisioterapeuta; terapeuta ocupacional; fonoaudiólogo; psicólogo e ouvidoria.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

O que você achou desse conteúdo?