Logo O POVO+
Escola de ensino médio na Barra do Ceará será transformada em tempo integral em 2022
CIDADES

Escola de ensino médio na Barra do Ceará será transformada em tempo integral em 2022

|EDUCAÇÃO| Em evento na Barra do Ceará, governador destacou importância de investimentos na educação e garantiu que mais verbas serão destinadas para a área 
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
GOVERNADOR Camilo Santana participou da inauguração (Foto: Gabriel Borges)
Foto: Gabriel Borges GOVERNADOR Camilo Santana participou da inauguração

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Estado de Alagoas , localizada na Barra do Ceará, foi inaugurada nesta quarta-feira,15. O equipamento foi totalmente reformulado e passará a funcionar no modelo de tempo integral a partir de 2022. O evento contou com a participação do governador Camilo Santana (PT). "Essa é uma escola padrão, com elevador, com laboratório, toda climatizada, tem o que há de melhor, e não deixa a desejar a nenhuma escola particular desse País, mostra a preocupação, a responsabilidade e a prioridade, para nós, que é a educação".

Durante a inauguração do equipamento, o governador Camilo Santana também anunciou que em breve será lançado um "grande pacote" de investimentos para novas escolas e para reformulação de outros equipamentos educacionais. Sem precisar uma data, o governador avaliou a importância de oferecer uma boa estrutura aos estudantes. "O ambiente físico é muito importante, que possa estimular e dar os equipamentos necessários. Essa escola é praticamente completa, tem todos os laboratórios equipados, com o que há de melhor".

LEIA TAMBÉM| Ciro diz que única explicação para operação contra ele é "intrusão de Bolsonaro" na PF

O governador lembrou ainda uma de suas metas de governo, a de tornar mais de 50% das escolas de ensino médio, em escolas de tempo integral. 

"Essa era a meta até o final de 2022 e nós antecipamos até por acreditarmos que o tempo integral, além de dar mais oportunidade para os jovens, é uma forma de proteção da nossa juventude", ressalta Camilo, ao evidenciar que países como França e EUA também adotam políticas educacionais voltadas a escolas de tempo integral.

No novo prédio, funcionará a Escola de Ensino Médio Estado de Alagoas, que tem capacidade para atender até 1.620 alunos no funcionamento regular em três turnos. O número será readequado progressivamente durante a conversão do equipamento para o tempo integral.

O evento também contou com a participação da secretária estadual da Educação, Eliana Estrela, que destacou  a importância dos investimentos na área da educação.

LEIA TAMBÉM| Festival da Juventude de Fortaleza inicia programação com mais de quatro mil inscrições

"Hoje, nós entregamos esse equipamento. O governador acredita que é por meio da educação que se constrói uma vida mais justa e mais digna e é isso que nós queremos para todos vocês", destaca.

A nova estrutura da escola conta com três pavimentos, onde estão distribuídas 12 salas de aula, auditório, biblioteca, laboratórios de Informática, Física, Química, Biologia e Matemática. O prédio ainda apresenta elevadores que visam garantir a acessibilidade, além de um ginásio poliesportivo.

Para Willian Barros, diretor da escola, o investimento realizado é importante para a região da Barra do Ceará, que, segundo a avaliação de Barros, ainda é muito carente de equipamentos. "Isso aqui vai propiciar um desenvolvimento muito grande nessa região, sem sombra de dúvidas esse equipamento vai dar aos alunos a oportunidade que eles não tinham".

Investimentos

O investimento na escola foi de R$ 7,1 milhões, fornecidos pelos governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Com a nova política de tempo integral, a escola passará a ter uma jornada de nove horas, o que garante três refeições diárias para os alunos. O currículo será composto por disciplinas da base comum a todos e disciplinas escolhidas pelos próprios estudantes.

Até este mês de dezembro, o Ceará conta com 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs) e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral (EEMTIs). Na Capital, a rede pública estadual de ensino conta com 76 escolas de tempo integral, sendo 55 EEMTIs e 21 EEPs.

LEIA TAMBÉM| PF intima filho de Bolsonaro a depor em inquérito que apura suposto tráfico de influência

Recursos

O investimento na escola foi de R$ 7,1 milhões, fornecidos pelos governos Estadual e Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

 

O que você achou desse conteúdo?