Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é um equipamento vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). De acordo com o coordenador do Centro Pop Unidade Centro, Elias Figueiredo, a confraternização foi pensada a melhor estratégia para socializar as pessoas que vivem em situação de rua e proporcionar uma vivência natalina.
"A importância de uma experiência como essa é fazer um contraponto nesse processo de inclusão social, lembrando que a verdadeira celebração acontece de dentro para fora, elevando a autoestima e fortalecendo os vínculos afetivos. Jesus, o grande centro da celebração do Natal, também nasceu desabrigado, na rua, mas nunca desistiu do seu ideal", destaca.
O Centro Pop realiza atendimento socioassistencial às pessoas em situação de rua, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17horas. Para atender esse público, o Município disponibiliza duas unidades, nos bairros Centro e Benfica, com capacidade de atendimento entre 80 e 120 usuários diariamente.
No equipamento, a população pode ter acesso gratuito aos serviços de atendimento técnico individual, psicossocial, orientação jurídica, encaminhamentos à rede socioassistencial, cadastro único para programas sociais e demais políticas públicas.