Inaugurada em 2012 pela então prefeita Luizianne Lins (PT) a Vila do Mar foi uma das maiores obras da gestão: com 5,5 km de extensão, entre a Escola de Aprendizes Marinheiros e a Barra do Ceará, que abrange os bairros Nossa Senhora das Graças, Pirambu, Cristo Redentor e Barra do Ceará, o projeto de reassentamentos, melhoramentos residenciais, normalização fundiária e urbanização da orla beneficiou mais de 300 mil pessoas que moravam na localidade que, à época, era uma área de risco com infraestrutura quase inexistente e os altos índices de criminalidade.
A intervenção custou R$ 242 milhões e teve investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Foram entregues uma avenida em paralelepípedo, calçadão em pedra cariri, ciclovia, praça de convivência, quadras esportivas, campos de areia, um mirante, quiosques, capatazia, iluminação pública e espigões.
Dez anos depois, quem olha a Vila do Mar se depara com um cenário de abandono, ainda que a população continue a usar o espaço de lazer para a prática de atividades físicas e usufruto da paisagem. É grande a quantidade de lixo doméstico e resíduos de construção civil jogados na avenida, trechos de calçadão com buracos e placas soltas, praças de convivência com bancos quebrados, sem áreas de lazer para as crianças, e iluminação pública deficiente, com lâmpadas queimadas ou soltas.
O mecânico Wilton dos Santos, 39, aproveitou o final da tarde para brincar com a filha. A menina já não anda de patinetes no local por causa das placas soltas no calçadão. Segundo Wilton, os brinquedos como gangorras e balanços foram se deteriorando com o tempo e nunca foram substituídos. "Nasci e fui criado aqui, e que eu me lembre, desde a inauguração do Vila do Mar, não houve uma manutenção sequer do que foi entregue nesse tempo. As coisas que iam quebrando simplesmente não eram repostas e no lugar ficava só o vazio que depois era preenchido por lixo", reclama.
Valdiana Ferreira, de 39 anos, e Régis da Silva, 38, também listaram a não-substituição dos equipamentos de lazer como um dos principais problemas. "Os aparelhos de ginástica que tinham aqui foram se deteriorando com o tempo, o uso e a maresia. A prefeitura levou dizendo que iria consertar e trazer de volta. Nunca mais", reclama a dona de casa. "Não adianta entregar coisas novas e deixar as velhas se deteriorando", critica Régis.
Desde a entrega, a Prefeitura tem expandido a área urbanizada: em 2016 foi entregue os trechos entre as avenidas Dr. Theberge e Pasteur, com 640m de extensão, e entre o antigo cartódromo e a Travessa Santa Inês, com 780m, totalizando 1,42km. Em 2019 foi concluído o trecho de 620m entre a avenida Pasteur e a rua Santa Rosa, no Cristo Redentor.
ALGUMAS INTERVENÇÕES
Iniciado em 2006, o Projeto Vila do Mar foi entregue em 2012, a dois dias do encerramento da gestão da prefeita Luizianne Lins.
Em 2016
Roberto Cláudio inaugurou 1,42 km entre a Dr. Theberge e Pasteur e entre o antigo cartódromo e a Travessa Santa Inês. Em 2019, fez a requalificação da Praça do Abel.
DE 2018 A 2019
Paralelamente às obras de infraestrutura, também foi construído o residencial Vila do Mar, formado por 504 apartamentos que receberam famílias removidas nas intervenções urbanísticas.