Logo O POVO+
Ceará amplia e oferta 20 centros de testagem gratuita para Covid-19
CIDADES

Ceará amplia e oferta 20 centros de testagem gratuita para Covid-19

Aracati, Crateús, Crato, Ibiapina, Iguatu, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante serão contemplados com os pontos de testagem gratuita para Covid-19
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
2001_Centros de Testagem no Ceara (Foto: 2001_Centros de Testagem no Ceara)
Foto: 2001_Centros de Testagem no Ceara 2001_Centros de Testagem no Ceara

Em mais uma ampliação, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza, a partir desta quarta-feira, 19, mais oito Centros de Testagem (CTs) gratuita para Covid-19 no Estado, somando 20 locais. Novos pontos são ofertados em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Como O POVO adiantou, devido à ascensão terceira onda, a Sesa não tem conseguindo atender a alta demanda por testes e estava em processo de tratativas e treinamento para mais uma cooperação técnica. 

Os novos CTs funcionarão em unidades do Sesc nos municípios de Crato e Ibiapina (a partir desta quarta); Fortaleza, Crateús e Iguatu (a partir desta quinta-feira, 20); Quixeramobim (a partir desta sexta-feira, 21); Aracati e São Gonçalo do Amarante (a partir de segunda-feira, 24).

Há pouco mais de uma semana, a Sesa dobrou o número de centros, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e do Serviço Social da Indústria (Sesi). 

Conforme a Sesa, a ampliação da testagem, sobretudo de quem está sintomático, é uma das medidas necessárias para frear o avanço da doença. "Neste início de 2022, a positividade de casos vem crescendo em decorrência da transmissão da variante Ômicron e, simultaneamente, de epidemia de influenza A H3N2", explica.

Faltas nos testes

Entre os dias 10 e 18 de janeiro, 5.003 testes para Covid-19 foram realizados nos seis centros abertos pela parceria entre a Sesa e a rede Sesi. Desse total, 3.319 foram nas três unidades de Fortaleza. Entretanto, o número poderia ser maior. Conforme o Sesi, "está em 18% o percentual de faltosos". 

"Hoje estamos com seis centros, com capacidade 1.500 testes por dia somando todos eles e a demanda está em 100% desse total", explica Veridiana Aragão, gerente de Saúde do Sesi Ceará. "Mas a gente precisa realmente do comparecimento, para que possa otimizar toda essa estrutura que está sendo ofertada."

As agendas são liberadas a cada dois dias, justamente para evitar as faltas. Se você agendou e não poderá comparecer, é possível cancelar pelo Saúde Digital e deixar o horário vago para uma outra pessoa", orienta Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Vacinação infantil 

O Ceará tem 4.612 crianças entre 5 e 11 anos de idade vacinadas contra a Covid-19. O Estado recebeu o primeiro lote de vacinas pediátricas fabricadas pela Pfizer na última sexta-feira, 14. No sábado, os municípios começaram a aplicar as doses recebidas.

Ao mesmo tempo, outras 351.172 estão cadastradas na Plataforma Saúde Digital, da Sesa. O número de cadastros representa apenas 38,8% da população cearense nessa faixa etária. Conforme a pasta, o público-alvo da vacina pediátrica no Estado totaliza 904 mil crianças.

"Está tendo ainda ausência das crianças porque a gente está no meio de um aumento de transmissão de Covid-19 e de gripe. Então a criança está com alguma sintoma e aí não pode tomar a vacina ou o responsável está doente e não pode levar", avalia a secretária.

"Além disso, a própria força de trabalho dos municípios está reduzida porque as pessoas estão adoecendo e reduz as equipes de vacinação", ressalta. No Ceará, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis no momento da vacinação.

Aqueles que apresentarem sintomas gripais ou tiverem recebido alguma outra vacina devem aguardar 15 dias para receberem o imunizante contra a Covid-19. A secretária enfatiza que a pasta e as secretarias municipais estão investindo em comunicar a população, preparar repescagens para os faltosos e auxiliar no cadastramento.

A vacinação infantil começa no Ceará em um momento em que diversas escolas da rede particular iniciam o ano letivo de 2022 com aulas presenciais. "A recomendação foi de que as escolas adiassem um pouco, mas isso seria decidido dentro dos colegiados.

Algumas decidiram iniciar e estão percebendo que, devido à transmissão comunitária que está acontecendo, as crianças também são afetadas e possivelmente vão positivar. Neste momento, a gente acha prudente esperar mais um pouquinho até que a gente acelere mais a vacinação e confira maior proteção a elas", conclui.

Centros de Testagem no Ceará

> Unidades Sesc:

1 – Sesc Aracati – Endereço: BR. 304 – Km 44, s/n – Pedregal

2 – Sesc Crateús – Endereço: Rua Padre Cícero, 290 – Fátima

3 – Sesc Crato – Endereço: Rua André Cartaxo, 443 – Centro

4 – Sesc Fortaleza – Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1701 – Centro

5 – Sesc Ibiapina – Endereço: Avenida Dep. Álvaro Soares, s/n – Vicente Aragão

6 – Sesc Iguatu – Endereço: Rua Treze de Maio, 1130 – Centro

7 – Sesc Quixeramobim – Endereço: Rua 14 de Agosto, s/n – Centro

8 – Sesc São Gonçalo do Amarante – Endereço: Rua Filomena Martins, s/n – Conjunto São Gonçalo

> Unidades Sesi:

1 – Sesi Centro – Endereço: Rua Padre Ibiapina, 1449 – Jacarecanga, Fortaleza;

2 – Sesi Parangaba – Endereço: Avenida João Pessoa, 6754 – Parangaba, Fortaleza;

3 – Sesi Barra do Ceará – Endereço: Rua Florêncio de Alencar, 900 – Barra do Ceará, Fortaleza;

4 – Sesi Maracanaú – Endereço: Avenida Senador Virgílio Távora, 1103 – Distrito Industrial;

5 – Sesi Juazeiro do Norte – Endereço: Rua José Marrocos, 2265 – Pirajá;

6 – Sesi Sobral – Endereço: Av. Dr. José Arimathéa Monte e Silva, 1003 – Centro.

> Unidades Sesa

1 – Hotel Excelsior – Praça do Ferreira – Endereço: Rua Guilherme Rocha, 172 – Centro de Fortaleza – de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h – por ordem de chegada;

2 – Drive-thru HGF – Endereço: Rua Juiz Renato Silva – Papicu – por agendamento na plataforma Saúde Digital;

3 – Drive-thru RioMar Kennedy – Endereço: Avenida Sargento Hermínio, 3100 – Presidente Kennedy – por agendamento na plataforma Saúde Digital;

4 – CT para Viajantes no Aeroporto Internacional de Fortaleza – exclusivo para passageiros em desembarque;

5 – CT para Viajantes na Rodoviária de Fortaleza (Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé) – exclusivo para passageiros em desembarque;

6 – CT para Viajantes no Aeroporto de Juazeiro do Norte – exclusivo para passageiros em desembarque.

Agendamentos: para agendar o teste gratuito de Covid-19, é necessário se cadastrar na plataforma Saúde Digital, na opção Testagem CT Rede Sesi/Sesc ou Testagem Drive-Thru. O agendamento estará liberado às segundas e quintas-feiras para os dias subsequentes. Após o registro completo e validado por e-mail, o paciente escolhe o endereço e marca o dia e horário do teste.

O que você achou desse conteúdo?