Logo O POVO+
Avanço da 3ª onda de Covid-19 em Fortaleza é "explosivo", com aumento de mortes
CIDADES

Avanço da 3ª onda de Covid-19 em Fortaleza é "explosivo", com aumento de mortes

Dados ainda estão subestimados devido a problemas no fluxo de informação e instabilidade dos sistemas nacionais, bem como subnotificação e limitação do diagnóstico laboratorial
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Ceará soma 1.183.229 casos confirmados de Covid-19  (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)
Foto: Roque de Sá/Agência Senado Ceará soma 1.183.229 casos confirmados de Covid-19

Ao contrário das anteriores, a terceira onda da Covid-19 em Fortaleza, iniciada em meados de dezembro de 2021, com a introdução da nova variante Ômicron, teve aumento "explosivo". O aumento de casos já se reflete no padrão de mortalidade, embora que em menor intensidade.

Entre os dias 14 e 20,ocorreram 36 óbitos, com média móvel estimada de 5,1. Com o aumento do índice, as mortes por Covid-19 voltaram aser consideradas pela SMS um "evento frequente". Considerando o mês de janeiro, houve registro de 82 óbitos causados pela doença.As mortes diárias voltam a aumentar e a média salta de menos de umum óbito por dia em dezembro de 2021, para mais de quatro em janeiro de 2022.

Sobretudo nas duas primeiras semanas de 2022, há incremento substancial de casos novos diários. Dados são de boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza publicado nessa sexta-feira, 21. O documento alerta que, mesmo menos agressiva, a variante Ômicron tem potencial de causar casos graves, "sobretudo em pacientes não vacinados ou com imunização incompleta".

Na Capital, mais de metade (56,1%) das amostras para diagnóstico de Covid-19 analisadas nos laboratórios da rede pública dão resultado positivo. Taxa se refere ao período entre os dias 14 e 20 de janeiro. Entretanto, apesar do aumento, dados de casos positivos ainda está subestimado principalmente "pela subnotificação e limitação do diagnóstico laboratorial".

"Mesmo com problemas no fluxo de informações e instabilidade dos sistemas nacionais, associados à subnotificação e limitação do diagnóstico laboratorial de casos leves e assintomáticos, a curva epidêmica, que vinha se expressando graficamente como um platô, passou a apresentar inclinação ascendente", detalha o boletim. 

A média móvel hoje (460,3 casos) reflete ainda o retardo da notificação dos casos mais recentes. "Até se considerando a média de duas semanas atrás (823 casos) é possível que os dados estejam muito subestimados, dada a proporção da positividade de quase 60% nos laboratórios de referência', analisa a pasta.


"Aumento da testagem e da cobertura vacinal com a D3 são, junto com necessidade de se evitar aglomerações e usar máscaras, as estratégias cruciais para se atenuar a transmissão na atual conjuntura", acrescenta a análise.

Ampliação da assistência

O governo do Estado abriu 20 novos leitos de UTI e enfermaria no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV). Agora, a unidade conta com cerca de 250 unidades do equipamento, que será utilizado no atendimento de pacientes com síndromes respiratórias. O governador Camilo Santana (PT) compartilhou a novidade por meio de suas redes sociais. "Vamos continuar ampliando de acordo com a necessidade em todas as regiões do estado", escreveu.

Além da ampliação de leitos de UTI, o Estado está investindo em centros de testagem e repasse de recursos aos municípios. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibilizou desde quarta-feira, 19, mais oito Centros de Testagem (CTs) gratuita para Covid-19 no Estado. Novos pontos são ofertados em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

Nessa quinta-feira, 20, o governador Camilo Santana (PT) anunciou, durante transmissão ao vivo, um novo repasse de mais de R$ R$ 55,2 milhões aos municípios cearenses. Os gestores poderão utilizar o dinheiro para investir em insumos para postos de saúde, ampliação da equipe de profissionais, compra de testes e medicamentos.

Nesta sexta-feira, 21, o Governo do Estado anunciou a abertura de mais cinco centros de testagem a partir de segunda-feira, 24. Agora o Estado contará com 25 centros.

O que você achou desse conteúdo?