Logo O POVO+
Polícia investiga assassinato de blogueiro
CIDADES

Polícia investiga assassinato de blogueiro

|INSEGURANÇA| Crime ocorreu após Pirambu News noticiar prisão de suspeito de duplo homicídio
Edição Impressa
Tipo Notícia
GIVANILDO Oliveira tinha 46 anos (Foto: Acervo Pessoal)
Foto: Acervo Pessoal GIVANILDO Oliveira tinha 46 anos

O assassinato de Givanildo Oliveira da Silva, conhecido como Gigi, de 46 anos, pode ter tido relação com a sua atividade profissional no Portal Pirambu News. Dono do site de notícias, ele foi morto a tiros na noite dessa segunda-feira, 7, no próprio Pirambu, onde morava. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso. Givanildo também era corretor de imóveis.

O POVO apurou que a linha de investigação mais forte até o momento aponta para uma retaliação pela publicação de uma matéria no portal sobre a prisão de Francisco Airton Vieira Araújo, de 24 anos, suspeito do duplo homicídio que vitimou Lucas Woldem Santos Aragão e Rylner Miranda de Sousa — crime ocorrido no Pirambu no domingo, 6. Foi a última publicação feita no Pirambu News, horas antes da morte de Givanildo.

Conforme o auto de prisão em flagrante de Francisco Airton, o duplo homicídio ocorreu por que as vítimas teriam "rasgado a camisa" da facção criminosa Comando Vermelho (CV), isso é, anunciando que não mais integrariam o grupo. Um outro homem participou do crime, conforme a Polícia Civil.

Já o mandante do crime seria Carlos Mateus da Silva Alencar, 25 anos, o "Skidum", apontado como chefe do CV no bairro e um dos homens mais procurados do Estado — por informações que levem à sua captura, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) paga R$ 2 mil.

Câmeras de vigilância registraram o momento em que Givanildo é morto. As imagens mostram a vítima andando na rua, quando surge um homem correndo atrás dele. Este homem passa a efetuar disparos contra Givanildo ainda pelas costas. Ele cai e passa a receber tiros na cabeça. São, pelo menos, três disparos à queima-roupa.

O Pirambu News existe desde 2015. No Facebook, o portal contava com 73 mil seguidores e, no Instagram, 69 mil.

Organizações como o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce) e a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) emitiram nota manifestando pesar pela morte de Givanildo, assim como cobrando a elucidação do crime. (Lucas Barbosa)

 

O que você achou desse conteúdo?