A partir de hoje, 8, o uso de máscaras em espaços fechados no Rio de Janeiro (RJ) não será mais obrigatório. O anúncio foi feito nesta segunda-feira.7, pelo prefeito Eduardo Paes, em nota publicada em uma rede social após reunião com o Comitê Científico do Município. A decisão foi publicada em edição especial do Diário Oficial do município. O uso de máscaras para evitar a transmissão da Covid-19 já era facultativo em espaço aberto desde outubro.
"Cumprindo as determinações do Comitê Científico amanhã (hoje) sai decreto acabando com a obrigatoriedade de máscara em espaços abertos e fechados", escreveu o prefeito. "Com um esforço para vacinar aqueles que podem tomar a dose de reforço, em três semanas acabamos também com o passaporte."
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, justificou a decisão explicando que o Rio tem a menor taxa de transmissão do Sars-CoV2 desde o início da pandemia, de 0,3. O porcentual de testes de diagnóstico dando positivo também está baixo, menor do que 5%, com uma redução gradativa ao longo da semana.
Os governos do Distrito Federal e de Santa Catarina já haviam decidido flexibilizar a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.
No Distrito Federal, o uso de máscaras deixou de ser exigido em locais abertos nesta segunda-feira (7). A decisão foi adiantada nas redes sociais pelo governador Ibaneis Rocha.
O governo de Santa Catarina deixou de exigir o uso de máscaras para crianças com idades entre 6 e 12 anos. (Agência Estado)