O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta terça-feira, 15, que o Brasil já identificou dois casos da variante Deltacron do coronavírus - um no Amapá e outro no Pará. A Deltacron é uma junção das variantes Deltra e Ômicron. As capacidades de transmissão e letalidade da cepa híbrida ainda estão em estudo pela comunidade científica internacional.
"Essa variante, que seria uma junção da Ômicron com a Delta, Deltacron, que tem mais na França e alguns outros países da Europa. Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará. E nós monitoramos todos esses casos", disse Queiroga na chegada ao prédio do Ministério. "Essa variante é de importância e requer monitoramento", acrescentou.
De acordo com o ministro, a melhor forma de combate à Deltacron é a vacinação. "As autoridades sanitárias estão aqui, diante dessas situações, para tranquilizar a população brasileira. As medidas são as mesmas. Se eu tivesse que indicar uma medida, é a aplicação da dose de reforço, é importante. Se você não tomou, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de onde você mora", enfatizou Queiroga.
De acordo com o Ministério da Saúde, entre a tarde de domingo (13) e o fim da tarde de ontem (14), foram confirmados 11.287 novos casos de covid-19 no país, e 171 mortes em decorrência da doença.
Aos sábados, domingos e segundas-feiras, os números contabilizados tendem a ser menores que os dos demais dias da semana devido à dificuldade das secretarias de saúde dos estados e municípios repassarem informações. Mesmo assim, os resultados gerais indicam uma melhora da situação.
Com este cenário, vários estados e municípios já flexibilizaram medidas de controle sanitário, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. (Das Agências)