A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) deve votar a favor da flexibilização do uso de máscaras em locais fechados no Ceará, na reunião do comitê que delibera sobre as contra a pandemia de Covid-19. A informação é da secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Richristi Gonçalves. Se o grupo decidir a favor da nova flexibilização, a tendência é que o processo de liberação nos espaços fechados seja gradual, começando em locais específicos.
"Essa discussão ainda está acontecendo. A gente está preocupado com os locais com maior potencial de disseminação do vírus, como terminais de ônibus e alguns lugares semelhantes. Não está fechado ainda. Vamos ter a reunião amanhã (hoje) do comitê deliberativo. A gente vai olhar novamente para os dados atualizados dessa semana, principalmente de imunização", frisou a secretária.
A vacinação com a terceira dose, cuja cobertura está quase em 60%, e a de crianças são as principais preocupações. Esse avanço é necessário "para se ter uma chance de flexibilizar de forma mais tranquila em ambientes fechados", detalha.
O Comitê Estadual de Enfretamento à Pandemia do Coronavírus é integrado por diversas instituições que analisam o cenário do Estado e decidem mudanças com relação aos decretos sanitários. Dentre os órgãos que têm cadeira no comitê estão o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública do Estado, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e Assembleia Legislativa do Ceará.
De acordo com Ricristhi, a condição do Estado em relação à Covid-19 é "satisfatória", com redução drástica nos casos. "Claro que a gente não pode flexibilizar por inteiro sem ter a certeza de como o cenário vai se comportar. Somos favoráveis, sim, à flexibilização, mas que ela seja gradual", reitera. Ela frisa que a secretaria é apenas um dos membros do comitê. "Tem outros órgãos e especialistas que também discutem", diz, sobre o processo de decisão no grupo.
Essa será a segunda reunião com a governadora Izolda Cela (PDT) desde a posse, em 2 de abril. Na última sexta-feira, 8, ela adiantou a discussão sobre a desobrigação do uso de máscara nos espaços fechados. "Nosso comitê analisará ao longo da semana o comportamento dos números, tanto da pandemia como da sequência de imunização, para avaliar possível nova flexibilização do uso de máscaras", disse em publicação nas redes sociais.
Em entrevista à rádio O POVO CBN, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informou que Fortaleza está perto da definição técnica de flexibilizar o uso de máscara. "Eu acho que nós estamos no momento de celebrar, celebrar o fim da pandemia, se Deus quiser, ou se não o fim tecnicamente falando. Há cerca de um mês nós flexibilizamos ao ar livre sem máscara. (Estamos) quase chegando à definição técnica de liberar o uso em ambientes fechados. Nós temos os menores números de casos, zerando os casos de Covid e uma retomada do crescimento econômico", disse.
Ele também afirmou que, após os shows desta quarta-feira, 13, do aniversário de Fortaleza, a perspectiva é de retorno dos eventos públicos de Réveillon, no aterro da Praia de Iracema, na virada do ano.