Logo O POVO+
CIDADES

Busca por testagem gratuita de Covid-19 é a segunda maior do ano

Positividade dos exames é a segunda maior do ano. Atualmente, a Sesa disponibiliza apenas dois centros para realizar testes de Covid-19: no Hotel Excelsior, no Centro, e no Aeroporto de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
CENTRO de Testagem Covid no Hotel Excelsior realizou 1.818 este mês  (Foto: FABIO LIMA)
Foto: FABIO LIMA CENTRO de Testagem Covid no Hotel Excelsior realizou 1.818 este mês

1.818 pessoas já buscaram o centro de testagem gratuita em Fortaleza, em junho, para saber se estavam com Covid-19. O número, registrado até essa terça-feira, 21, é mais que o triplo dos exames realizados no local em maio (561) e a segunda maior procura neste ano. Os dados são da Secretaria da Saúde (Sesa).

A positividade dos exames é outro ponto de atenção nos registros oficiais. Até o momento, 445 pessoas foram diagnosticadas com Covid-19 a partir dos testes colhidos no local – uma positividade de 24,5%. A taxa fica atrás somente da registrada em janeiro (43,6%). 

Exames realizados no Centro de Fortaleza em 2022

 

"Em uma das casas que trabelhei semana passada, uma pessoa testou positivo e resolvi vir fazer o exame, mesmo sem estar com sintomas", conta a diarista Ludenise da Silva, de 52 anos, que foi ao Centro na manhã desta quarta-feira, 22. "Tive Covid-19 no começo de ano e agora espero que esteja tudo bem. Estou com as três doses da vacina e nos próximos dias vou buscar a quarta dose."

O contato com uma pessoa doente foi o que também motivou Caroline Cruz e Natália Fortaleza a fazer o teste. "Uma colega do setor lá no trabalho testou positivo, aí viemos por precaução", diz Caroline. "Considerando o início da pandemia, que tinha muita procura, o atendimento está até rápido. Mas já teve outra vez nesse ano que vim fazer e foi mais rápido", relata. Entre as 8 horas e as 10 horas, 115 senhas haviam sido distribuídas e 79 pessoas, examinadas.

Felipe Gonçalves, universitário, é outro fortalezense que afirma preferir a precaução de um diagnóstico mesmo sem apresentar sintomas gripais. "Vim com um grupo de colegas do curso porque um estudante da mesma turma teve diagnóstico positivo. A gente estava mais relaxado, até sobre o uso de máscara, mas agora a situação está pedindo mais cuidado", afirma.

A busca por testes rápidos feitos em farmácias para detectar o coronavírus também vem aumentando no Ceará. Segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), em abril foram realizados 6.414 testes em todo o Estado. Somente nos primeiros 12 dias de junho, já são 11.548 exames. Destes, 2.917 tiveram resultado positivo – uma média de 243 confirmações da doença por dia e taxa de positividade de 25,26%.

Para o infectologista Keny Colares, quatro aspectos contribuem para o atual cenário: mudanças comportamentais, com relaxamento do uso de máscaras e o aumento de aglomerações; afrouxamento no processo rastreamento, notificação e isolamento de casos; queda na adesão às vacinas e introdução de novas subvariantes da Ômicron.

"Com a sensação de que a pandemia estava acabando, reduzimos o controle sobre as transmissões e facilitamos a disseminação do vírus", analisa, Colares. "Com o passar do tempo, a proteção das pessoas vacinadas vai caindo e pode ser que, nos meses em que as pessoas não se vacinaram, a proteção individual que resulta na imunidade coletiva tenha reduzido."

O infectologista indica que o teste para Covid-19 deve ser feito, principalmente, diante de sintomas gripais ou caso a pessoa tenha contato com alguém doente. O exame deve ser feito no primeiro dia de sintomas ou cinco dias após o contato. Em ambas as situações, o isolamento é recomendado até o resultado negativo do exame, "pois é justamente no comecinho da infecção quando a gente transmite mais o vírus".

Onde fazer teste grátis para Covid-19 no Ceará

Atualmente, a Sesa disponibiliza na Capital apenas dois centros para realizar testes de Covid-19: no Hotel Excelsior, no Centro de Fortaleza, e no Aeroporto de Fortaleza (somente para viajantes que desembarcam na Capital). As opções de testagem reduziram em relação ao pico da 3ª onda no Estado, em janeiro deste ano, quando a pasta chegou a manter 20 centros de testagem gratuita abertos. 

Em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) afirma que realiza testes RT-PCR para Covid-19 em pacientes sintomáticos nos postos de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), “de acordo com critérios e avaliação da equipe de saúde”.

Para o Interior, a Sesa recomenda que os cearenses busquem os postos de saúde dos respectivos municípios para realizar o exame. Todo o material coletado pelos municípios é enviado ao Lacen.

Serviço

Centros de Testagem para demanda espontânea em Fortaleza

Centro de Testagem do Hotel Excelsior*

Endereço: Rua Guilherme Rocha, 172, Centro

Atendimento: Por ordem de chegada, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h horas e das 13 às 16 horas

*O resultado sai em até três dias úteis


Centro de Testagem para o Viajante*

Endereço: Aeroporto de Fortaleza, área de desembarque

Atendimento: Teste rápido direcionado a passageiros chegando na Capital

*O resultado sai em alguns minutos

Essa notícia foi relevante pra você?