Logo O POVO+
MP e Polícia Civil vão investigar suposto caso de intolerância religiosa
CIDADES

MP e Polícia Civil vão investigar suposto caso de intolerância religiosa

Titular da Secretaria de Turismo e Cultura do município interrompeu apresentação de uma quadrilha, no último domingo, 19, alegando ser "macumba"
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
QUADRILHA Trem Maluco tinha como tema a história de vida de Santa Dulce dos Pobres (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal QUADRILHA Trem Maluco tinha como tema a história de vida de Santa Dulce dos Pobres

O Ministério Público do Ceará (MPCE) investiga o caso da então secretária do Turismo e Cultura de Uruburetama, Fernanda Carneiro, que parou a apresentação de uma quadrilha alegando ser “macumba”. O episódio aconteceu no último domingo, 19, no município, localizado a 119 quilômetros de Fortaleza. 

Uma investigação também foi aberta pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE) para apurar um possível crime de intolerância religiosa. A Delegacia de Uruburetama está à frente das investigações. A promotoria de Justiça de Uruburetama deu prazo de dez dias, a contar desta quarta-feira, 22, para a Prefeitura e a titular da pasta prestarem esclarecimentos sobre o caso.

O Código Penal prevê pena de um mês a um ano, ou multa, a qualquer pessoa que publicamente, por motivo de crença ou função religiosa, impeça ou perturbe as cerimônias ou prática de culto religioso e despreze publicamente ato ou objeto de culto religioso alheio.

Nesta quarta-feira, 22, Fernanda Carneiro pediu afastamento do cargo alegando problemas emocionais. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Uruburetama. Em comunicado, a Prefeitura informou que a solicitação do afastamento ocorreu nessa terça-feira, 21, e desde a data a ex-secretária não está mais à frente das funções da pasta. “Viemos através deste informar que na data do dia 21/06/22, a secretária de Cultura e Turismo do município de Uruburetama, solicitou seu afastamento do cargo, alegando problemas emocionais”, diz.

Secretária chama apresentação de "macumba"

No último domingo, 19, durante apresentação da quadrilha Trem Maluco, a então secretária do Turismo e Cultura do Município de Uruburetama, Fernanda Carneiro, teria interrompido a apresentação alegando se tratar de “macumba”. O tema da quadrilha era sobre a história de vida de Santa Dulce dos Pobres, também conhecida como Irmã Dulce, da Bahia.

De acordo um dos organizadores do evento, que preferiu ficar em anonimato, ao observar que havia uma ala de baianas, a gestora teria mandado parar a apresentação. “Dizendo que era uma falta de respeito trazer 'macumba' para dentro de uma festa religiosa”, disse.

Ainda segundo o organizador, um dos integrantes da quadrilha tentou acalmá-la, mas sem sucesso. “Ela ficou dizendo que queria que parasse, pois quem mandava ali era ela”, relata.

Nas redes sociais, a quadrilha junina Trem Maluco publicou uma nota de repúdio às ações da secretária. "As religiões de matrizes africanas são parte da nossa história e da nossa cultura, precisamos entender e respeitar assim como qualquer outra prática, basta de toda ignorância e intolerância", afirmou o grupo.

A Prefeitura de Uruburetama também emitiu uma nota pedindo desculpas. Na publicação, a entidade solicita uma conversa com o grupo que faz parte da organização da quadrilha para “amenizar o desconforto entre as partes envolvidas direta e indiretamente”.


O que você achou desse conteúdo?