Dois meses após tombar na Praia de Iracema, a estátua Iracema Guardiã voltou ao pedestal, onde esteve durante os últimos 27 anos. Técnicos responsáveis pela obra realizaram procedimento de soldagem para reunir o arco com a estátua, na manhã desta segunda-feira, 11.
A soldagem foi seguida de lixamento e pintura. O procedimento precisou ser feito no local, por não ser possível transportar as duas partes da obra em um mesmo veículo. A montagem começou às 7 horas e só por volta do meio-dia o monumento foi içado.
Para o coordenador do patrimônio histórico-cultural de Fortaleza, Diego Zaranza, o motivo da queda foi falta de manutenção. “A falta de manutenção periódica ocasionou corrosão em algumas partes metálicas da estrutura fazendo com que ela tombasse. Nós analisamos a escultura internamente e externamente. Por fora, podemos ver que a obra tem as mesmas características, mas por dentro tem todo um reforço estrutural para aguentar as intempéries do vento e maresia."
O coordenador do patrimônio histórico-cultural contou que, após o tombamento da estátua, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) entrou em contato com a família do artista plástico responsável pela obra. O filho do escultor então passou as plantas originais e todas as diretrizes de como proceder com a restauração.
Paola Braga, secretária-executiva da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), informou que todo o processo de reparo foi feito com a permissão e sob a curadoria da equipe do artista que a criou, Zenon Barreto, e que o reforço da estrutura foi acompanhado pela coordenadoria de patrimônio histórico da Secretaria.
Além disso, o prefeito José Sarto (PDT) relatou que a área do entorno do pedestal onde a estátua ficava posicionada também recebeu intervenções, incluindo remoção de pichação e aplicação de material antipichação na base da estátua, requalificação da mureta do entorno, recuperação da escadaria, de piso e bancos, acessibilidade e nova iluminação.
Recentemente, a PMF realizou a recuperação das obras do Interceptor Oceânico e do Monumento ao Jangadeiro, ambas do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo e localizadas na avenida Beira-Mar. A Secultfor informa que está executando um inventário de todas as esculturas urbanas, com o objetivo de saber quais estruturas precisam ser recuperadas e como o processo deve acontecer.
O trabalhador local, Marcos Pimenta, 37, foi um dos que pararam para observar a recolocação da estrutura na base. "Eu parei para observar. Aqui é um ponto turístico da Cidade. No último sábado, uma turista me parou e perguntou onde fica a estátua de Iracema. Eu expliquei que ela havia sido tirada. A mulher queria tirar foto no monumento, mas infelizmente não conseguiu", disse.