Logo O POVO+
Festival de Arte realiza intervenção em caixa d´água no Jardim América
CIDADES

Festival de Arte realiza intervenção em caixa d´água no Jardim América

Artistas selecionados pelo "Festival Além da Rua" deverão finalizar os trabalhos artísticos até o próximo dia 20 de julho
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
RESERVATÓRIO de água da Cagece, no Jardim América, passa por intervenção artística (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS RESERVATÓRIO de água da Cagece, no Jardim América, passa por intervenção artística

O cruzamento da rua Jorge Dumar com a avenida Borges de Melo, no bairro Jardim América,  ganhará mais cor. Isso porque a caixa d´água da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), localizado na esquina onde as vias se encontram, passa por uma intervenção artística desde o último dia 7 de julho.

O projeto, idealizado pelo "Além da Rua - Festival Internacional de Arte Urbana", que realiza trabalhos no Ceará desde 2010, irá contemplar também a casa de máquinas do reservatório.

De acordo com Ivina Passos, diretora da ATO Marketing Cultural e realizadora do "Além da Rua", o formato em 360º do reservatório de água permite que a relação entre a arte e seu admirador mude dependendo do local em que se observa a intervenção.

Ao todo, dois artistas estão responsáveis pela requalificação da imagem da caixa d'água, o pernambucano Manoel Quitério e a paraibana Jessyca Sereia. O trabalho foi dividido por etapas, tendo Quitério finalizado sua parte do projeto nesta quarta-feira, 13.

"Estou feliz por trabalhar com o que eu gosto e por criar monumentos públicos. Nosso povo tem uma questão muito forte com a memória. Meu trabalho tem esse sentido, mostrar que um povo que sabe quem é, não poderá ser dominado", relata o pernambucano.

O trabalho desenvolvido por Quitério passava por ajustes finais nas primeiras horas da manhã desta terça, 13. Com o auxílio de um andaime, o artista já havia pintado 26 dos 35 metros de altura do reservatório de água.

Responsável pelos outros 180° da estrutura, Jessyca Sereia conta que suas inspirações visuais vêm de figuras femininas ligadas à natureza. A paraibana, de Campina Grande, possui fortes vínculos com a cidade de Juazeiro do Norte, que se tornou sua casa nos últimos cinco anos.

"Nesse trabalho da caixa d'água eu quero trazer um pouco dessa conexão entre Cariri e litoral. Vai ser uma personagem feminina, que trará alguns elementos que mesclam as duas regiões", explica.

Ainda nesta terça, o artista goiano Selon também iniciou a sua participação no Festival. Ele está responsável por uma das laterais da casa de máquinas do reservatório, que pode ser facilmente observada por motoristas que trafegam pela Borges de Melo.

"Vou deixar um painel abstrato, cheio de formas e cores. Procuro composições dinâmicas que tragam movimento, e que retratem experiências urbanas. Vou criar um painel com muito azul, amarelo e branco".

O restante do trabalho na casa de operações será realizado pelo artista cearense Zé Victor, que terá início nesta quarta-feira, 14, e deve ser finalizado no dia 18. Os trabalhos de Zé mesclam traços caligráficos com figuras de cores vibrantes.

Segundo Ivina Passos, realizadora da ação, os quatro artistas selecionados foram escolhidos por meio de convocatória, outros dois ainda serão convidados para auxiliar na finalização dos trabalhos. No local , agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), profissionais do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM-CE) e uma engenheira auxiliavam no andamento do projeto.

Antes do início da pandemia, em 2019, o grupo já havia realizado intervenções artísticas na rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema. Para o futuro, Passos relata que o Festival fará novas intervenções em novembro, no Pecém, quando serão pintadas as velas dos jangadeiros da região.

O que você achou desse conteúdo?