Mais de 2.400 alunos da rede municipal de Educação comemoram o Dia do Estudante, nesta quinta-feira, 11, na Cidade da Criança, no Centro. Atividades como apresentações teatrais e circenses, de psicomotricidade, pintura de rosto e práticas esportivas estiveram disponíveis para todas as crianças, a partir das 8 horas e foram divididas em seis stands. No local, também estavam sendo ofertadas gratuitamente doses de imunizantes contra a Covid-19.
Além do que estava previsto na programação, as crianças não perderam a oportunidade de aproveitar os equipamentos lúdicos que integram a nova Cidade da Criança, reinaugurada em dezembro de 2021. A estudante Ana Oliveira, 10, pede que a atividade aconteça mais vezes durante o ano.
"Gostei muito, achei muito interessante. Espero que se repita mais vezes, o que mais gostei foi a parte da apresentação do circo. Balé foi o meu preferido.", relata a jovem.
Já Ana Lívia, 11, chegou ao local focada em conseguir pipoca e sorvete, para só então desfrutar da programação disponível para os estudantes. "Eu tomei meu sorvete e fui para o circo. Eu estou achando bastante legal. Quero brincar com meus colegas", afirma.
Após dois anos de pandemia, os educadores reconhecem a importância de atividades que vão além da estrutura física da escola. "Atividades como essa aproximam o aluno da gente, trazem uma motivação externa para ele, e é incrível. Eles estão maravilhados com o que estão vendo", destaca a professora Beatriz Monteiro, que trabalha em uma escola municipal do bairro José Walter.
Beatriz afirma que esse tipo de ação é fundamental para que as crianças associem a ideia de cuidado e zelo pelo patrimônio público, além de servir como um marco da retomada após o período mais severo da pandemia de Covid-19.
Já para o coordenador pedagógico de uma escola municipal do Bom Jardim, Andreilson Gadelha, esse tipo de ação deve ocorrer de maneira mais recorrente.
"Essa realidade é um pouco fora do contexto deles. Por morarem em comunidades, que sofrem com a questão da violência, esses momentos são muito agradáveis. Espero que ações como essa se repitam", ressalta o educador, ao afirmar que a vivência da escola precisa ir além do tempo de aula.
A atividade realizada nesta quinta-feira, 11, faz parte de uma programação voltada para os estudantes da rede municipal de educação de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME).
De acordo com o secretário adjunto da educação, Jefferson Maia, o "Agosto On" deve oferecer ações culturais e esportivas para mais de 25 mil alunos da rede municipal de educação.
"Estamos promovendo essa grande integração dos nossos alunos com a Cidade. Ao longo do mês, os estudantes vão visitar espaços culturais como o cineteatro São Luiz, como a própria Cidade da Criança, como as areninhas esportivas e praças".
O projeto tem o objetivo de aproximar os jovens dos equipamentos disponíveis em Fortaleza. "Vão visitar diferentes espaços da Cidade, sair um pouco dos muros e da rotina da escola. Cruzar diferentes regiões do município e conhecer muitos equipamentos", finaliza.