Logo O POVO+
Descarte de lixo irregular em rua da Parquelândia é problema recorrente e sem solução
CIDADES

Descarte de lixo irregular em rua da Parquelândia é problema recorrente e sem solução

De acordo com moradores, entulhos e restos de poda estão entre os materiais mais descartados por carroceiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Lixo acumulado nas proximidades da sede do INSS, na rua Pedro de Queiros, no bairro Parquelândia (Foto: Thais Mesquita)
Foto: Thais Mesquita Lixo acumulado nas proximidades da sede do INSS, na rua Pedro de Queiros, no bairro Parquelândia

Quem mora na rua Pedro de Queirós, no bairro Parquelândia, no trecho localizado entre as ruas Dom Manuel de Medeiros e Gustavo Sampaio, já não se surpreende com a quantidade de lixo descartado de forma irregular.

No local, é possível encontrar diversos tipos de materiais, como embalagens plásticas, papelão, entulhos, podas e garrafas de vidro. Nem mesmo as placas instaladas pela Prefeitura de Fortaleza, nas quais são feitos alertas sobre a proibição de tal ação e a possibilidade de multa, coíbe a prática.

"É sempre assim, isso faz tempo. É entulho e muita tralha. Também tem plantas que cortam em outros lugares e deixam aqui. O caminhão até passa pra levar, mas não param de colocar lixo nunca", afirma Joscelito Gadelha, que trabalha na região. Conforme o Código da Cidade, o descarte incorreto de resíduos é passível de multa que varia de R$ 90 a R$ 14.400.

De acordo com os pedestres que transitam na área, os entornos da sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Parquelândia são utilizados para o descarte irregular de resíduos. Um funcionário, que prefere não se identificar, aponta que o problema se agrava após os fins de semana.

"Quando chega segunda-feira, pode passar aqui, que vai ter muito lixo, com certeza. O que mais colocam aí é entulho. Tem essas placas aí, mas é mesmo que nada", afirma. De acordo com o funcionário, um dos pontos mais críticos está localizado no cruzamento das ruas Pedro de Queirós com Dom Manuel de Medeiros.

A poucos metros dali, no ponto de encontro das ruas Pedro de Queirós com Gustavo Sampaio, havia a maior concentração de resíduos, formados, em sua maioria, pelo resto da poda de árvores.

Adriano dos Santos possui um empreendimento bem próximo ao cruzamento das ruas e relata que vê, com frequência, o local sendo usado como ponto de lixo.

"Quase todo dia passa um carroceiro com entulho e poda de árvore. Jogam de tudo aí. A Prefeitura deu uma limpada esses dias, mas o problema não acaba." O comerciante acredita que a falta de educação das pessoas dificulta a resolução do problema por completo.

"Se eu falar que isso não é limpo, é mentira. Depende muito da educação das pessoas. Como o caminhão passa semanalmente, o pessoal já se acostumou a jogar o lixo aí", diz ele. Em 2020, O POVO já havia mostrado a reclamação dos moradores da Parquelândia em relação ao lixo; dois anos depois, pouca coisa mudou.

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), informou que recolhe rotineiramente o lixo e o entulho que se acumulam em pontos de descarte irregular de materiais no bairro Parquelândia, na Regional 3.

Tanto a coleta domiciliar quanto a coleta especial, que é realizada em locais onde a população faz o descarte inapropriado de lixo, estão funcionando normalmente com atividades às segundas, quartas e sextas-feiras na região.

Sobre o ponto de lixo citado, a Secretaria Executiva Regional 3 (SER 3) informa que enviará uma equipe para realizar a limpeza do local. A Prefeitura reforça que a população deve ser parceira da gestão municipal e evitar o descarte irregular de lixo.

A orientação é que os resíduos sejam ensacados e deixados na calçada, em frente a cada residência, somente nos dias de coleta.

Ainda de acordo com a nota, a Prefeitura alerta que disponibiliza os ecopontos, locais para descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, celulares e aparelhos eletroeletrônicos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos, a população tem acesso ao benefício do Programa Recicla Fortaleza, que gera desconto na conta de energia a partir do descarte de recicláveis e ao programa E-Carroceiro, que beneficia a população pelo descarte correto de entulhos, restos de poda e móveis velhos, gerando crédito para ser utilizado nos estabelecimentos comerciais cadastrados de cada região. Esses projetos atuam para estimular a população a fazer o descarte correto de qualquer que seja o resíduo.

Na área da Regional 3, os endereços dos ecopontos são:


•ECOPONTO JOVITA FEITOSA - Rua General Figueiredo, esquina com a Rua Cruz Saldanha
•ECOPONTO MONTE CASTELO - Rua Gonçalo Lagos esquina com Rua Catarina Laboure
•ECOPONTO ANTÔNIO BEZERRA - Rua Doutor João Guilherme, em frente ao nº 373
•ECOPONTO RODOLFO TEÓFILO - Rua Ana Neri com Rua Nunes de Melo
•ECOPONTO SÃO GERARDO Rua Dr. Hélio Viana com Rua do Canal

O que você achou desse conteúdo?