Pela primeira vez em 20 anos, entre os meses de janeiro e agosto de 2022, Fortaleza registrou 95 mortes no trânsito, segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Agora, a meta é reduzir o número em mais 50% até 2030. Em todo o ano de 2021, foram 184 mortes. Os números foram apresentados na abertura da programação especial da Prefeitura de Fortaleza relativa à Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro. O objetivo é, durante o período, conscientizar condutores, passageiros, ciclistas e pedestres.
A abertura da campanha, que leva o tema “Juntos Salvamos Vidas”, ocorreu na manhã desta segunda-feira, 19. Os agentes da AMC estiveram na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, promovendo ações educativas, como a distribuição de panfletos, antenas corta pipa e plaquinhas para bicicleta.
“A meta agora é reduzir mais 50%, nesta década. Ter um índice de mortalidade ainda menor do que 100 mortes por ano. Nesse período da Semana Nacional de Trânsito, a mensagem que fica é que juntos nós podemos salvar vidas, porque um depende do outro”, afirmou o gerente de Educação para o Trânsito da AMC, André Luís Barcelos. Conforme ele, Fortaleza já chegou a registrar cerca de 377 mortes em um ano.
Ao ficar sabendo da ação, o adesivador Rogério se apressou para sair de casa, no bairro Conjunto Ceará, e garantir uma das antenas corta pipa oferecidas na ação. “Eu já vi muitos casos de mortos através do cerol. E agora eles estão fabricando outro tipo de cerol, que é mais forte ainda”, explica o motociclista. “Essa ação beneficia muito a população que é motoqueira”, completou o usuário.
De acordo com André Luís Barcelos, a diminuição no índice de mortes se deve a uma união entre ações de fiscalização, que buscam prevenir e combater os fatores de risco; e uma forte estratégia de comunicação e educação, como a abordagem e a conscientização das pessoas.
“Essas ações vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, como a readequação de velocidades, que tem diminuído muito a gravidade e a ocorrência dos sinistros; a política de infraestrutura cicloviária; as ações de priorização do transporte público; a Lei Seca; bem como a fiscalização do uso do capacete e do uso do cinto no banco da frente e no banco traseiro”, descreve o gerente de educação para o trânsito.
André Barcelos ainda ressalta que essas ações coordenadas resultam em uma mudança de cultura da população. “A partir do momento que a cidade adota os princípios de sistemas seguros, as pessoas naturalmente começam a ser tocadas e há uma dissuasão da população. A população hoje entende como é importante a segurança viária. A população hoje entende como é importante ter uma via de 50 km/h. Por quê? Porque as pessoas estão sendo salvas”, explica o representante da AMC.
Na terça-feira (20/09)
A população do bairro Pici poderá contar com uma nova praça viva, instalada no cruzamento das ruas Pará e Espírito Santo. Intervenção contará com desenhos lúdicos e urbanismo tático, além de serviços de limpeza, pintura e tapa buraco.
A AMC aproveita o Setembro Amarelo para promover um comando educativo sobre prevenção ao suicídio na Av. Godofredo Maciel, em frente à Lagoa da Maraponga, às 9 horas. A Prefeitura também inclui na programação a VIII Reunião do Comitê Municipal de Segurança Viária na Universidade de Fortaleza (Unifor), que ocorrerá no mesmo horário.
Na quarta-feira (21/09)
A programação se une ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, com ação educativa de conscientização sobre o respeito às vagas especiais de estacionamento na Praça das Flores, às 10 horas.
No mesmo dia, de 8h às 17 horas, quem for de bike ao Cuca Mondubim receberá, gratuitamente, uma muda de planta. A autarquia destaca que a iniciativa ocorre em parceria com o Cuca Ambiental, programa da Rede Cuca, política pública para a juventude da Prefeitura de Fortaleza, executada por meio da Secretaria Municipal da Juventude.
Por volta de 19 horas, haverá Operação Lei Seca em vias com alta taxa de acidentalidade para orientar os motoristas quanto aos riscos de beber e dirigir.
Quinta-feira (22/09)
Na data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro, a AMC entrega à população uma nova ciclofaixa na Av. Lineu Machado entre a Av. Carneiro de Mendonça e Rua Júlio Braga. "Com 1,9 km de extensão, a infraestrutura ligará os bairros Jóquei Clube, Henrique Jorge e João XXIII", detalha a autarquia.
"Para estimular a adoção de meios de transporte sustentáveis e econômicos", o passe do Bicicletar será gratuito durante toda a quinta. Também em alusão à data, os passageiros de ônibus que utilizam os bicicletários dos terminais Parangaba, Siqueira, Antônio Bezerra e Messejana ganharão o valor de uma passagem inteira (R$3,90) no cartão do Bilhete Único.
A medida será viabilizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Sexta-feira (23/09)
Posse do Conselho Executivo de Gestão do Plano de Segurança no Trânsito do Município de Fortaleza (CEGPST). A solenidade, que acontecerá na sede da AMC, a partir das 16 horas, terá um momento em homenagem ao Dia Nacional dos Agentes da Autoridade de Trânsito.
Domingo (25/09)
No último dia de programação, haverá uma edição especial da Ciclofaixa de Lazer com diversas atividades para toda família e distribuição de mudas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).