Celebrar os ensinamentos de São Francisco das Chagas é o que leva milhares de devotos da Igreja Católica a se reunirem em Canindé neste mês de outubro. Os festejos contam com dez dias de programação, seguindo até o próximo sábado, 15. Abertura oficial ocorreu na manhã desta quinta-feira, 6, às 4 horas da manhã, com hasteamento das bandeiras e celebração eucarística. Essa é a primeira vez que o evento acontece desde 2020.
Apesar do Dia de São Francisco de Assis ter sido comemorado na última terça-feira, 4, a programação no Cariri teve início na madrugada desta quinta-feira, 6. A abertura ocorreu na Basílica de São Francisco das Chagas, onde milhares de pessoas se reuniram para assistir ao hasteamento das bandeiras do Brasil, de Canindé e de São Francisco.
Este ano, a festa em Canindé, considerada a maior festa franciscana das Américas, tem como tema “São Francisco nos ensina a viver a sabedoria do Evangelho”. São Francisco, principalmente no Nordeste do Brasil, também é conhecido como São Francisco das Chagas. O termo Chagas faz alusão ao episódio em que o santo recebe as chagas de Jesus nas mãos e nos pés.
Segundo a Secretaria de Turismo de Canindé, antes da pandemia, a média de turistas que visitavam a cidade para os festejos no município era de, 1 milhão de pessoas. A população do município é de cerca de 79 mil habitantes. Dessa forma, o município costumava receber, durante os dez dias de festejos, mais de 12 vezes o número de sua população.
O frei Gilmar Nascimento, reitor do Santuário em que a festa é celebrada, destaca que, desde abril, a equipe de organização do evento vem realizando os preparativos para receber os fiéis. “Após dois anos de pandemia, acreditamos que um número grande de pessoas venham participar da festa. Em anos anteriores, chegamos a ter cerca de um milhão de irmãos reunidos. Este ano, nós esperamos um número parecido”, afirmou o frei.
Ele afirma ainda que, como é a primeira vez que o festejo volta a acontecer após a pandemia da Covid-19, a expectativa da paróquia relacionada ao público que participará da festa é bastante positiva.
“Creio que muitas pessoas aprenderam a valorizar mais a vida. Essa festa é uma grande oportunidade de agradecer a Deus pelo dom da vida. Muitas pessoas fizeram sua páscoa, mas nós continuamos nossa caminhada aqui na Terra”, disse.
A programação conta com novenas durante todos os dias, às 18h, na Praça dos Romeiros. As procissões também acontecem diariamente. Na quinta-feira, 6, os fieis saem a partir das 18 horas pelas principais ruas de Canindé, com o Painel de São Francisco. A saída é da Basílica e percorre as ruas Arisdes Rabêlo, avenida José Veloso Jucá, Antônio Neco, João Bastos, Joaquim Custódio, Romeu Marns, Joaquim Magalhães, Gervásio Marns e retorna a Basílica.
Já do dia 7 ao último dia, em 15 de outubro, o percurso tem início às 17h30min. A procissão percorre as ruas Gervásio Marns, avenida Francisco Cordeiro Campos e Praça dos Romeiros.
Horários das missas:
Basílica / Quadra da Gruta: 6h, 7h30min, 9h, 11h, 16h e no dia 16/Outubro às 15h
Mosteiro das Irmãs Clarissas: 6h
Igreja de Cristo Rei (Monte): 6h (após a Via-sacra)
Igreja das Dores: 8h, 15h - dos dias 8, 9, 12, 13, 14 e 15/Outubro
Capela de São Pedro: 10h (De 12 à 15/Outubro)
Missas dedicadas:
Dia 07 de Outubro - Missa com a participação dos sanfoneiros e comunicadores, às 16h, na Quadra da Gruta.
Dia 08 de Outubro - Missa com a participação dos vaqueiros, às 10h, na Praça São Francisco, ao lado do Parque de Exposições do Município.