Celebrado em todo o País nesta quarta-feira, 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida foi marcado em Fortaleza por uma procissão que teve como ponto de partida o Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Montese.
Foi na verdade um retorno. A procissão, que se iniciou logo após a missa das 15h30min, é a primeira presencial no Montese desde o início da pandemia de Covid-19. O evento teve como chamariz os acordes do sanfoneiro Ítalo Poeta, que acompanhou o grupo de louvor da igreja nas primeiras músicas tocadas no trio elétrico.
Uma multidão seguiu pelas ruas do bairro levantando as bandeirinhas azuis e brancas que eram distribuídas tanto entre as pessoas que estavam ao lado na caminhada quanto por famílias que abriram os portões das casas. Outros acenavam das varandas com panos brancos e estendiam as mãos em direção ao carro do Corpo dos Bombeiros que levava a imagem da padroeira do Brasil e do histórico bairro fortalezense.
Um clima de emoção logo alcançou também as pessoas que por algum motivo não puderam assistir à missa ou fazer a caminhada de fé.
Foi o caso da dona Maria José de Lima, de 96 anos. Ao lado da filha, de uma amiga e de uma profissional que cuidava do marido acamado, ela viu pelas grades do portão a imagem de Nossa Senhora passar em frente à casa.
“Moro no bairro há 68 anos e, quando eu ainda podia, ia para a missa, mesmo que sozinha, só eu e Deus. Agradeço a Nossa Senhora Aparecida por todos os dias da minha vida e pela chance de ver mais uma procissão, mesmo que daqui, do portão mesmo”, destaca.
O padre Uilaci de Almeida seguiu o cortejo e falou da importância da celebração deste ano em especial. “Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e também do Montese. Os fiéis de todos os bairros da Cidade têm o costume de vir para este santuário para dar graças. No entanto, este ano é significativo porque marca o retorno da procissão, que não pôde acontecer por causa da pandemia de Covid-19. O agradecimento é pelo reencontro das famílias e dos irmãos de fé”, afirmou.
Apesar de algumas ruas esburacadas, calçadas difíceis ou trechos tomados por lixo ou entulhos, os fiéis seguiram na caminhada entoando cânticos durante todo o percurso, que incluiu vias como a avenida Professor Gomes de Matos e as ruas Romeu Martins e Alberto Magno.
A abertura de espaço para a passagem de uma ambulância com paciente em atendimento foi feita de forma rápida e ordeira. Além da presença do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e de socorristas, a procissão também contou com a presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e de policiais militares.
A celebração fez parte da programação da "Novena e Festa da Padroeira 2022", evento iniciado desde o dia 2 deste mês.
Ao contrário do ocorrido no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP), a procissão no Montese não teve qualquer tom político ou de campanha.