Logo O POVO+
Em clima de reencontro, procissão de Nossa Senhora Aparecida emociona fiéis no Montese
CIDADES

Em clima de reencontro, procissão de Nossa Senhora Aparecida emociona fiéis no Montese

Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia, evento levou imagem da santa padroeira do Brasil às ruas do bairro Montese
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Santuário no bairro Montese (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE Imagem de Nossa Senhora Aparecida, em frente ao Santuário no bairro Montese

Celebrado em todo o País nesta quarta-feira, 12 de outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida foi marcado em Fortaleza por uma procissão que teve como ponto de partida o Santuário Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Montese.

Foi na verdade um retorno. A procissão, que se iniciou logo após a missa das 15h30min, é a primeira presencial no Montese desde o início da pandemia de Covid-19. O evento  teve como chamariz os acordes do sanfoneiro Ítalo Poeta, que acompanhou o grupo de louvor da igreja nas primeiras músicas tocadas no trio elétrico.

Uma multidão seguiu pelas ruas do bairro levantando as bandeirinhas azuis e brancas que eram distribuídas tanto entre as pessoas que estavam ao lado na caminhada quanto por famílias que abriram os portões das casas. Outros acenavam das varandas com panos brancos e estendiam as mãos em direção ao carro do Corpo dos Bombeiros que levava a imagem da padroeira do Brasil e do histórico bairro fortalezense.

Um clima de emoção logo alcançou também as pessoas que por algum motivo não puderam assistir à missa ou fazer a caminhada de fé.

Foi o caso da dona Maria José de Lima, de 96 anos. Ao lado da filha, de uma amiga e de uma profissional que cuidava do marido acamado, ela viu pelas grades do portão a imagem de Nossa Senhora passar em frente à casa.

“Moro no bairro há 68 anos e, quando eu ainda podia, ia para a missa, mesmo que sozinha, só eu e Deus. Agradeço a Nossa Senhora Aparecida por todos os dias da minha vida e pela chance de ver mais uma procissão, mesmo que daqui, do portão mesmo”, destaca.

O padre Uilaci de Almeida seguiu o cortejo e falou da importância da celebração deste ano em especial. “Nossa Senhora Aparecida é a padroeira do Brasil e também do Montese. Os fiéis de todos os bairros da Cidade têm o costume de vir para este santuário para dar graças. No entanto, este ano é significativo porque marca o retorno da procissão, que não pôde acontecer por causa da pandemia de Covid-19. O agradecimento é pelo reencontro das famílias e dos irmãos de fé”, afirmou.

Apesar de algumas ruas esburacadas, calçadas difíceis ou trechos tomados por lixo ou entulhos, os fiéis seguiram na caminhada entoando cânticos durante todo o percurso, que incluiu vias como a avenida Professor Gomes de Matos e as ruas Romeu Martins e Alberto Magno.

A abertura de espaço para a passagem de uma ambulância com paciente em atendimento foi feita de forma rápida e ordeira. Além da presença do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e de socorristas, a procissão também contou com a presença de agentes da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) e de policiais militares.

A celebração fez parte da programação da "Novena e Festa da Padroeira 2022", evento iniciado desde o dia 2 deste mês. 

Ao contrário do ocorrido no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida (SP), a procissão no Montese não teve qualquer tom político ou de campanha. 

O que você achou desse conteúdo?