Logo O POVO+
Média de casos de covid-19 em Fortaleza aumenta 8 vezes em duas semanas
CIDADES

Média de casos de covid-19 em Fortaleza aumenta 8 vezes em duas semanas

O cenário atual é de circulação viral moderada com tendência de altana avaliação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Testes de covid-19  (Foto: Myke Sena/MS)
Foto: Myke Sena/MS Testes de covid-19

A média móvel atual de casos de Covid-19 (62,4) foi oito vezes maior do que a registrada duas semanas atrás (7,1). O cenário atual é de "circulação viral moderada com tendência de alta", conforme boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) publicado nesta sexta-feira, 18.

O aumento "súbito" de confirmações da infecção é, provavelmente, resultado da introdução e posterior dominância da sublinhagem BQ.1 da ômicron na Capital. A secretaria ressalta, que, embora esta variante tenha alta transmissibilidade, não há evidência de que produza casos mais graves.

O novo aumento foi identificado no final de outubro. Atualmente, 60 casos novos são confirmados a cada dia.

A pasta recomenda "fortemente" o uso de máscaras no transporte público, em demais ambientes fechados e de aglomeração. 

Entre os dias 11 e 17 de novembro, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 15,7% (116/737). Taxa é três vezes maior que a registrada no último boletim epidemiológico, cuja taxa foi de 5% (22/435). 

Apesar do recrudescimento de casos, há mais de três meses (95 dias) não há registro de óbito confirmado por covid-19 na Capital. O último óbito pela doença ocorreu no dia 13 de agosto, conforme análise retrospectiva, realizada pelo Comitê de Investigação.

"Aumento da cobertura vacinal com esquema completo em todas as faixas etárias é, junto com a adoção de medidas não farmacológicas pelos grupos mais vulneráveis, a estratégia crucial de prevenção e controle da doença", aponta a secretaria.

O que você achou desse conteúdo?