Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral — quatro dos maiores municípios cearenses —, estão com falta de vacinas pediátricas contra a Covid-19. Todos os citados estão sem aplicar a Pfizer pediátrica, voltada para crianças de 5 a 11 anos. Apenas Caucaia continua aplicação da CoronaVac, que contempla crianças de 3 e 4 anos. Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral estão sem o imunizante da Sinovac também.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza afirma que "aguarda novo lote a ser enviado pelos órgãos competentes". A pasta informou que desde o dia 1º de dezembro, a vacinação contra Covid-19 não está mais disponível no drive do Centro de Eventos. Os locais e imunizantes continuam sendo divulgados diariamente no site da Prefeitura.
As prefeituras dos municípios de Caucaia, Juazeiro do Norte e Sobral confirmaram a falta dos imunizantes citados.
Conforme o Vacinômetro da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), atualizado na sexta-feira, 16, a última vez que o Ceará recebeu um lote da Pfizer pediátrica foi em 9 de agosto. Na ocasião, chegaram 100 mil doses do imunizante. Já o lote mais recente da Coronavac é de 21 de novembro, quando chegaram 40.870 doses do imunizante fabricado pelo laboratório Sinovac.
No último dia 9, a governadora Izolda Cela informou em suas redes sociais que o Ceará está solicitando ao Ministério da Saúde mais doses de vacinas contra a Covid-19, em especial para as crianças acima dos 3 anos.
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que entre os dias 12 e 16 de dezembro, "36 municípios solicitaram doses de vacina para população infantil". Isso não significa, contudo, que eles estejam com o estoque zerado.
A distribuição das doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 é realizada "de forma gradativa, garantindo a aplicação das segundas doses para completar o esquema de imunização em crianças e adolescentes".
Segundo a pasta, em novembro, o Ministério da Saúde (MS) realizou os últimos envios destes imunizantes para o Estado. "A Sesa aguarda comunicação do MS sobre o envio de novas doses."
O POVO questionou a pasta nacional sobre a previsão de envio das doses pediátricas contra a Covid-19 das marcas Pfizer e Sinovac. O MS forneceu informações sobre o balanço de lotes já enviado mas não informou quando haverá nova entrega de doses para o Ceará.
"O Ministério da Saúde acompanha atentamente o cenário epidemiológico da Covid-19 no país e o andamento da campanha de vacinação entre todas as faixas etárias", respondeu a assessoria de comunicação do órgão, por meio de nota.
De acordo com a Saúde, entre novembro e dezembro, foram entregues mais de 2 milhões de doses de vacinas a todos os estados e municípios para o público infantil e mais de 10,5 milhões de doses para o público adulto. "As doses são enviadas de acordo com a solicitação de cada estado e o ritmo de vacinação desta faixa etária", afirma.
Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), a ampliação das doses para as crianças de seis meses a menores de três anos sem comorbidades passou a ser avaliada de forma prioritária pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), segundo o Ministério
"Cabe reforçar que a pasta está em processo de aquisição de mais doses da vacina Pfizer Baby com previsão de entrega para o mês de janeiro", acrescentou.
Colaborou Bruna Lira/ Especial para O POVO