Logo O POVO+
O que são e como comprar os fogos "silenciosos"
CIDADES

O que são e como comprar os fogos "silenciosos"

O termo "fogos de artifício silenciosos", na verdade, é um equívo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Queima de fogos de artifício na festa de Réveillon no aterro da Praia de Iracema em 2020: barulho reduzido para 2023 (Foto: FÁBIO LIMA/O POVO)
Foto: FÁBIO LIMA/O POVO Queima de fogos de artifício na festa de Réveillon no aterro da Praia de Iracema em 2020: barulho reduzido para 2023

O Réveillon de 2023 é o primeiro desde que Fortaleza proibiu o uso fogos de artifício barulhentos, em janeiro deste ano. Assim, não só a tradicional festa no aterro da Praia de Iracema, como os usados pelos demais moradores da Cidade devem ser obrigatoriamente "silenciosos".

O termo "fogos de artifício silenciosos", na verdade, é um equívoco. De acordo com a Associação Brasileira de Pirotecnia (Assobrapi), esses artefatos seriam mais bem descritos como "fogos de artifício com ruído reduzido". "É preciso ter em mente que mesmo na exibição de um dito 'Show Pirotécnico Silencioso', vai ocorrer barulho, pois a maioria dos fogos de artifício possui ruídos", declara.

"Normalmente só os produtos do tipo fumígenos (fumaças coloridas) e centelhadores (espécie de sinalizador muito usados por torcedores de futebol), não emitem ruído durante o funcionamento. Contudo, esses fogos de artifício não são fabricados para espetáculos pirotécnicos", descreve a organização.

Em Fortaleza, após a sanção da Lei nº 11.140, de 2021, está cada vez mais frequente a busca pelos fogos de artifício de ruído reduzido, comenta Edinaldo Caramuru, dono da Fogos Caramuru, uma das mais tradicionais empresas de pirotecnia no Nordeste.

"As pessoas já chegam na nossa loja com a preocupação de procurar fogos que não tenham tanto barulho. A gente também tem se adaptado a essa nova era", comenta o empresário.

A principal forma de identificar se o produto pirotécnico é de baixo ruído é avaliando a embalagem de fábrica. Quando comparados aos fogos de artifício tradicionais, os produtos de ruído reduzido são mais caros. "O preço desses 'fogos silenciosos' são mais elevados do que os fogos convencionais. Na composição deles vão elementos que dão cor, além da pólvora. Já nos de estampido (fogos tradicionais), só a pólvora, por isso que ele se torna mais caro", explica Emanuel Duarte, proprietário da Ideal Fogos, empresa de pirotecnia localizada no bairro Maraponga, em Fortaleza.

Nas lojas certificadas para a venda de materiais pirotécnicos, os fogos de baixo ruído podem ser encontrados nos valores entre R$ 45 a R$ 80.

Os casos de descumprimento da lei contra fogos de artifício barulhentos são fiscalizados pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis). A população pode acionar o órgão municipal por meio dos canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156.

O que você achou desse conteúdo?