Apenas 5,47% dos crimes registrados no Ceará em 2022 tiveram a autoria identificada. A informação consta na Mensagem à Assembleia 2023, na quinta-feira passada, 2. Conforme a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o número se refere a todas as ocorrências tipificadas no Código Penal Brasileiro, "incluindo estelionato, furto, dano e furto qualificado com arrombamento, entre outros".
O índice de elucidação de crimes de 2022 é ligeiramente menor que o registrado nos anos anteriores. Em 2021, 6,26% dos crimes tiveram autoria identificada, enquanto, em 2020, esse número foi de 6,46%. Os números podem melhorar, já que inquéritos instaurados em anos anteriores podem estar em aberto atualmente.
O POVO solicitou à SSPDS o detalhamento do índice de crimes com autoria identificada, com ênfase nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (todos os tipos de roubo). Entretanto, a Secretaria não repassou o dado. "A pasta reforça que vem realizando investimentos com foco em tecnologia e aumento dos efetivos das Polícias Civil e Militar, além do fortalecimento dos órgãos de inteligência das Forças de Segurança do Ceará, visando a identificação de suspeitos e a elucidação de crimes", afirmou em nota.