Com quatro dias de programação e mais de 140 atrações, o Carnaval de Fortaleza foi um sucesso de público. Os foliões compareceram em peso aos seis polos montados pela Prefeitura para celebrar o retorno da maior festa popular do Brasil, após dois anos de suspensão por causa da pandemia de Covid-19. Na areia, em praça pública ou no meio da rua, a festa contagiou corações com a alegria característica desta época do ano.
O entusiasmo e a criatividade dos foliões realçaram a grande expectativa pelo reencontro com o coletivo. As fantasias merecem um destaque à parte. Personagens da política, do cinema e da religião foram os mais lembrados. Da Rainha Elizabeth a padres, os trajes transformavam pessoas anônimas em atração particular, com direito a tietagem e muitos pedidos de fotos.
Havia muitos foliões fantasiados no polo da Praça João Gentil, no bairro Benfica, que tradicionalmente reúne público universitário e mais ligado à cultura popular. O advogado Danilo Saldanha, 44, aproveitou o espírito alegórico da festa para reverenciar a monarca que mais tempo permaneceu no trono britânico.
"Eu sempre tive a rainha Elizabeth como uma líder. É uma homenagem que faço a ela para, pelo menos, a gente ter um dia de rainha", disse o folião, que usava vestido rosa, peruca branca, colar, luvas e segurava uma bandeira da Inglaterra. Carioca, Danilo mora em Fortaleza há 15 anos e escolheu a Capital cearense para festejar o retorno do Carnaval. “Eu sempre ia para o Rio [de Janeiro], mas esse ano fiquei por aqui mesmo e não me arrependo”.
A mistura do sagrado com o profano também chamou a atenção. No polo da Mocinha, no bairro Meireles, uma mulher roubou a cena fantasiada de lúcifer na segunda-feira, 20. No mesmo dia, três amigos vestidos de padres faziam a diversão dos foliões na Praça João Gentil. Eles seguravam garrafas de vinho e recipientes com água benta prometendo "tirar todos os pecados" dos foliões.
A folia também foi animada no Mercado dos Pinhões, Aterrinho da Praia de Iracema, Passeio Público e na avenida Domingos Olímpio. Cada polo atraiu um perfil de público diferente. Neste último, por exemplo, a festa contou com desfiles de escolas de samba, grupos de maracatus, afoxés, e os tradicionais blocos de rua.
No Passeio Público, a programação foi toda dedicada às crianças, enquanto nos Pinhões a agitação era mais convidativa aos jovens. Já na Praia de Iracema, havia pessoas de todas as idades, mas nem todos os foliões estavam dispostos a aproveitar os shows com a energia que o Carnaval pede. Houve quem curtiu os shows sentados em cadeiras ou até deitado em toalhas na faixa de areia. (Luciano Cesário)
Tranquilidade e organização foram os aspectos positivos do Carnaval 2023 em Fortaleza, na avaliação do prefeito José Sarto (PDT). Ele acompanhou o último dia de programação da folia, nesta terça-feira, 21, no Aterrinho da Praia de Iracema, e classificou o retorno do evento como uma "revolução de autoestima" para a Cidade, em referência à pandemia de Covid-19.
"É uma verdadeira revolução de autoestima que a Cidade tem com o reencontro consigo mesma e todo mundo podendo andar por aí", frisou o prefeito. O Carnaval da Capital cearense estava suspenso desde 2021 por causa da crise sanitária.
Para Sarto, a folia voltou com mais força e deve atrair mais público nos próximos anos. "Hoje somos o quinto destino dos Carnavais das grandes capitais, imagine quando a gente expandir e todos conhecerem o que está acontecendo aqui em Fortaleza".
O prefeito ainda apontou a acessibilidade como um dos diferenciais da folia, citando a presença de intérpretes de libras no polo da Praia de Iracema. "É uma inovação que a gente pretende aprimorar para as próximas edições". No local, também havia rampa de acesso para cadeirantes.
Mas a estrutura não era padrão em todos os pontos. Na Praça João Gentil, por exemplo, um músico que usa cadeira de rodas precisou da ajuda de amigos para subir a escada do palco e acompanhar a apresentação da banda Luxo da Aldeia, na segunda-feira, 20. A sujeira dos banheiros químicos também foi ponto de reclamação.
O Carnaval foi encerrado sem relatos de ocorrências graves. Havia presença de policiais militares e guardas municipais em todos os polos de folia. Os agentes também realizaram patrulhamento preventivo em áreas adjacentes aos locais de festa. (Colaborou Júlia Duarte)
Mãe de primeira viagem, a foliã Carolina Carvalho, 31, levou a filha de um ano e meio para o Carnaval da Praça João Gentil, no Benfica. A engenheira civil foi ao local acompanhada de uma amiga, que a ajudou nos cuidados com a pequena Catarina.
Entre uma música e outra, a mãe aproveitava a agitação da folia segurando a bebê com um hip seat. "Eu gosto muito de Carnaval e a maternidade não impede a gente de aproveitar. Estamos curtindo juntas", disse ela, que também levou um carrinho de bebê para garantir o conforto da filha.
Se o Carnaval é uma grande festa, a arquiteta Mariana Mendes, 32, comemora em dose dupla. Na segunda-feira, 20, ela foi presenteada com uma festa de aniversário surpresa, organizada pelos amigos, no polo do Benfica.
Natural de São Luís (MA), ela mora em Fortaleza há mais de vinte anos, mas essa foi a primeira vez que aproveitou o Carnaval da Capital cearense. "Nunca tinha curtido aqui, sempre ia para o Rio de Janeiro, Salvador, Recife... esse ano meus amigos me convenceram a ficar", contou a aniversariante.