O encerramento da festa de São José, padroeiro do Ceará, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, foi antecipado para este sábado. O dia dedicado ao santo é 19 de março. A programação de encerramento dos festejos terá às 8h30min, a Missa dos enfermos; às 10 horas, Missa dos Josés; às 12 horas, Missa das Crianças; e 16 horas, Missa das Famílias. A procissão será às 17 horas e em seguida, às 18h30min, missa de encerramento.
A razão da mudança está atrelada a um choque de comemorações. Em 2023, o quarto domingo da Quaresma também caiu no dia 19 de março. Desta forma, os eventos em homenagem ao padroeiro do Ceará precisaram ser antecipados.
Ao O POVO, o padre Clairton Alexandrino, pároco da Catedral Metropolitana de Fortaleza, explica que todo domingo da Quaresma está voltado às comemorações da Páscoa — a mais importante festa do mundo cristão.
“Nenhuma festa de santo pode se sobrepor ao Domingo. Esta é a razão da antecipação [da festa de São José]. Peço que os filhos levem os seus pais, principalmente aqueles que são idosos. A Catedral costuma ficar cheia com fiéis pedindo bênçãos”, afirma o pároco.
O ato da mudança de comemorações está amparado pelas Normas Litúrgicas do calendário católico — estabelecido pelo papa Paulo VI em 1969. O documento assegura que os domingos Advento, da Quaresma e da Páscoa não podem ser justapostos por outras celebrações, como as de santos.
O padre Clairton afirma que os católicos são afeitos à figura de São José porque ele era o pai adotivo de Jesus. O santo, adiciona, representa um modelo de vida para todos os seguidores da Igreja.
A escolha de São José para ser o padroeiro dos cearenses remonta ao período colonial, em que caravelas e outras embarcações portuguesas regressavam em diferentes pontos da costa do território que viria a ser o Ceará.
Na época, era comum a presença de imagens do santos junto aos viajantes. Em razão disto, a primeira capital cearense, Aquiraz, adotou o santo como padroeiro — ação posteriormente adotada pelo Ceará.
O pároco aponta que a relação do santo com as chuvas está ligada ao equinócio, ocorrido um dia após os festejos. Desta forma, a tradição aponta para um ano de bom inverno em caso de precipitação no dia das celebrações de São José.
8h30min — Missa dos enfermos
10h — Missa dos Josés
12h — Missa das crianças
16h — Missa das Famílias
17h — Procissão
18h30min — Missa de encerramento