Logo O POVO+
Ceará registra mês de março com maior volume de chuvas desde 2008
CIDADES

Ceará registra mês de março com maior volume de chuvas desde 2008

25 pessoas ficaram feridas e cinco morreram em decorrência de desastres relacionados ao grande volume de precipitações em municípios do Estado
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
ENXURRADA levou encanação da cidade de Milhã deixando a população sem água (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS ENXURRADA levou encanação da cidade de Milhã deixando a população sem água

O Ceará recebeu melhor volume de chuvas para o mês de março em 15 anos. Já são 277,7 milímetros (mm) observados até essa quarta-feira, 29. O que representa acúmulo 36,5% maior do que a normal para o referido mês, que é de 203,4 mm, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A última vez que o Estado teve um março volume de chuvas maior foi em 2008. À época, foram observados 332,8 mm de precipitações. Um desvio positivo de 63,6% com relação à média histórica para o mês. Nesse ínterim, o menor acumulo registrado foi em março de 2010, quando o Ceará somou apenas 74 mm, ou seja, 63,6% a menos do que o esperado para o mês. 

Com as chuvas acumuladas, são 39 reservatórios cearenses sangrando, segundo acompanhamento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume acumulado global do Estado (37,5%) é o melhor desde 2013 — quando alinhado à mesma data.

Municípios localizados entre as macrorregiões do Litoral de Fortaleza e ao norte da Jaguaribana concentraram as maiores chuvas do período entre as 7h de terça-feira, 28, e as 7h de quarta. Os maiores acumulados foram em Aracati (122 mm), Caucaia (99,8 mm) e Fortaleza (90,8 mm). No balanço de 24 horas, a Funceme indica ainda que as precipitações chegaram a cerca de 150 municípios, em todas as macrorregiões.

Embora as boas chuvas sejam comemoradas em razão do abastecimento hídrico da população, o grande volume de águas que tem caído nos municípios associado a características locais também têm causado desastres. 

As chuvas das últimas semanas no Ceará deixaram 2.945 pessoas desabrigados, 25 feridos e cinco mortos. O Corpo de Bombeiros achou, nesta quarta-feira, 29, o corpo do motorista da Prefeitura de Piquet Carneiro, que desapareceu na segunda-feira, 27, durante enchente na cidade de Senador Pompeu.

As condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões do Ceará deverão seguir até sexta-feira, 31, pelo menos.

De acordo com boletim emitido pelo Governo do Estado na tarde desta quarta, 15 cidades estão em situação de emergência: Altaneira, Missão Velha, Aratuba, Antonina do Norte, Guaramiranga, Itapipoca, Uruburetama, Tururu, Itapajé, Umirim, Pedra Branca, Senador Pompeu, Mauriti, Porteiras e Groaíras. 

O município de Milhã decretou estado de calamidade pública por causa de alagamentos. Conforme a Funceme, as chuvas deverão continuar, pelo menos, até sexta-feira, 31. Pelo menos nove rodovias estaduais foram atingidas, com sete ainda registrando algum tipo de interrupção.

A nota também afirma que a Secretaria de Proteção Social distribuiu 760 cestas básicas, 1.582 quilos de alimentos in natura e 404 colchões a oito cidades (Aratuba, Uruburetama, Itapipoca, Pacatuba, Umirim, Milhã, Senador Pompeu e Itapajé).

Os municípios atingidos também estão recebendo orientação da pasta no tocante a protocolos de atendimento e casos de alagamento. A equipe psicossocial também está fornecendo ajuda para que protocolos de ação possam ser desenvolvidos. (Carlos Enrique Correia/Especial para O POVO e Gabriel Gago/Especial para O POVO)

Serviço

Cadastre seu aparelho celular para receber alertas da Defesa Civil; envie, gratuitamente, um SMS com o CEP da sua rua para o número 40199. Em caso de emergência, ligue 193.

O que você achou desse conteúdo?