Logo O POVO+
Robério Monteiro destaca boas chuvas no Sertão Central
CIDADES

Robério Monteiro destaca boas chuvas no Sertão Central

Um dos desafios da gestão de Marcos Robério Monteiro na SRH será a infraestrutura dos açudes cearenses
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Foto de Apoio. Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, comenta sobre fortes chuvas em março de 2023 (Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO)
Foto: Gustavo Simão/ Especial para O POVO Foto de Apoio. Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, comenta sobre fortes chuvas em março de 2023

O titular da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará (SRH), Marcos Robério Monteiro, revelou, em entrevista com o jornalista Eliomar de Lima, na rádio O POVO CBN, estar alegre com as condições climáticas do mês de março no Estado. Um dos desafios de sua gestão deverá ser a infraestrutura dos açudes cearenses. 

Robério Monteiro afirma que a maior preocupação era com o Sertão Central, devido à constante insuficiência de chuvas na região. Outro tema trazido por ele é sobre os bons acumulados de água nos reservatórios hídricos.

“É claro que, para a gente, é uma felicidade. Onde a gente tinha uma preocupação muito forte, que era no Sertão Central, está chovendo. Acho que o Ceará está de parabéns. A questão hídrica também. Eu, assumindo a Secretaria de Recursos Hídricos, sei que têm problemas também. A questão da infraestrutura dos açudes... mas as notícias são muito boas”, comemora Monteiro.

A Companhia dos Recursos Hídricos (Cogerh) ressaltou que a reserva hídrica do Ceará está em 38,3%. A última vez em que esteve além deste patamar — na mesma data — foi em 2013, quando chegou a 40,7%.

Conforme os dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas do mês de março de 2023 no Ceará estão acima da normalidade para o período. Até o dia 29 do respectivo mês, o acumulado é de 278,7 milímetros, o que representa um desvio positivo de 37,8%. “O resultado, ainda que preliminar, é o melhor desde o ano de 2008, quando o Estado apresentou, em março daquele ano, 332,8 mm (63,6%)”, destaca a Funceme.

O que você achou desse conteúdo?