Após fortes ventanias acompanhadas de chuva, na tarde desta terça-feira, 4, edificações públicas e privadas, além de árvores e postes, foram derrubados — de forma parcial ou completa — em Uruburetama, município localizado a 119,5 quilômetros de Fortaleza.
De acordo com o relatório diário da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a máxima de chuvas registrada até às 16h50min foram de 40,3 milímetros (mm). Ainda segundo o Instituto, todo o Estado está sob condições favoráveis à chuva até quinta-feira, 6, incluindo ventos mais intensos.
Cleyton Sampaio, coordenador da Defesa Civil de Uruburetama, disse que o fator que ocasionou as complicações durante a tarde foi a potência de ventos na Cidade, descrita por ele como "anormal".
"Aparentemente, houve somente quedas de árvores, alguns tetos que foram arrancados de casas e os postes que caíram foram decorrentes das árvores que tombaram, que puxaram os fios, e os postes, consequentemente, vieram junto", detalhou Cleyton, ao O POVO.
Além disso, dois ginásios foram atingidos. Em um deles, o teto desabou. O outro teve apenas alguns pontos de danificação, mas não chegou a romper. Segundo apuração preliminar da Defesa Civil municipal, não há informações de feridos.
Paulo Giuvan, secretário de Esporte de Uruburetama, ainda acrescentou que, na areninha do Itamaraty, parte da ferragem e das redes foram comprometidas.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Uruburetama, residências, localizadas na rua Gonas Barroso, no Centro, tiveram seus telhados parcialmente quebrados. Além disso, estas ficaram sem energia, e alguns pertences, que estavam dentro dos domicílios, como vasos de planta, voaram.
Veja quais pontos foram prejudicados por conta ventania:
Última atualização às 19h20min*