Milhares de católicos se reúnem no Centro de Fortaleza, neste sábado, 13, para a tradicional procissão de encerramento da Festa de Nossa Senhora de Fátima. A caminhada celebra a primeira aparição da santa aos três pastores.
Na Capital, os devotos saem da Igreja do Carmo, às 18 horas, em direção à Igreja de Fátima, com previsão de chegada às 20 horas. A Igreja Católica espera cerca de 180 mil fiéis, segundo estimativa do pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, padre Ivan de Souza.
Segundo o padre Ivan de Souza, a a história da Santa teve sua origem em Portugal, em uma cidade de mesmo nome, quando fez aparições para três crianças pobres: os pastores Francisco, Jacinta e Lúcia.
“A gente supõe que suas aparições eram (relacionadas) à construção da paz, porque estava em plena primeira Guerra Mundial (em 1917).”
“Para a igreja, Fátima também significa uma profecia, porque ela pedia três coisas: a oração, a penitência e a conversão”, diz o padre. Para ele, esses três tópicos devem ser seguidos pelas instituições religiosas. “É uma mensagem muito atual e profética.”
A santa se popularizou no Brasil nas décadas de 1940 e 1950, quando uma imagem veio ao País. “O pessoal foi pegar no aeroporto e teve muita festa. Quando a imagem se dirigia para a Praça José de Alencar, (no entanto), bateu uma árvore e quebrou. Ela teve que voltar para Portugal, mas voltou no ano seguinte”, relembra.
A procissão de Nossa Senhora de Fátima sai da igreja do Carmo, na av. Duque de Caxias, e vai até o Santuário de Fátima, onde haverá a missa e a coroação de Nossa Senhora. "Durante o trajeto de procissão, tem também a oração do terço, os cânticos e a palavras do evangelho”, frisa o padre Ivan de Souza.
Segundo a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 150 agentes estarão envolvidos na operação, que começa às 6 horas do sábado com a coibição de estacionamento nas ruas Oswaldo Studart, Paula Rodrigues e Mário Mamede. Esse esquema se repetirá pela manhã, tarde e noite para garantir a fluidez das principais vias.
Na Igreja do Carmo, no Centro, o controle de tráfego terá início no mesmo horário, às 6 horas. Desde cedo não será permitido estacionar nas ruas Clarindo de Queiroz e Barão de Aratanha, que ficarão livres para a concentração do público.
Após a procissão, durante a realização da missa campal, a Av. 13 de Maio terá a pista bloqueada nos dois sentidos, entre a rua Barão de Aratanha e o viaduto da av. Pontes Vieira.
A AMC orienta que os desvios sejam feitos pela av. Luciano Carneiro e rua Mário Mamede (sentido Bairro de Fátima/Aldeota) e pela alça do viaduto da av. Aguanambi e av. Eduardo Girão (sentido Aldeota/Bairro de Fátima).