Mutirão de limpeza realizado na Praia do Futuro, no domingo, 4, abriu a programação do Junho Ambiental, iniciativa descrita na Lei Estadual nº 17.227/2020. O mês terá diversas atividades com foco na conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente.
Durante a ação educativa na Praia do Futuro, voluntários percorreram um pequeno trecho da faixa de areia recolhendo garrafas de plástico, tampinhas, canudos, bitucas de cigarro e outros resíduos deixados pelos frequentadores.
A voluntária Cibele Nunes de Sousa, 48, servidora da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança Climática (Sema), levou a filha, Maria Júlia Nunes, 6, para participar. "É muito importante a gente deixar a praia limpa, trouxe minha filha para ela ver a importância", afirma. Para Maria Júlia, retirar o lixo é cuidar dos animais do mar. "Os bichinhos podem se sentir mal com o plástico", explica.
"O ano de 2023 foi eleito pela ONU como o ano de combate a poluição por plástico nos oceanos. E a Sema colocou esse evento aqui na praia como um marco para o início das atividades", diz Gustavo Vicentino, secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sema. (Alexia Vieira)