Uma adolescente de 16 anos teve de filmar e fotografar as vezes que foi estuprada para provar os abusos sexuais que vinha sofrendo, há pelo menos três anos, pelo avô e dois tios. Os crimes sexuais contra a garota ocorreram em Cascavel, município da Região Metropolitana de Fortaleza, distante 65 quilômetros da capital cearense.
Fimados, os três estupradores foram presos depois que a Delegacia Metropolitana de Cascavel recebeu denúncias anônimas na última sexta-feira, 7/7. De acordo com o site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), a menina "havia sido estuprada pelo avô, de 73 anos, e os tios, com idades de 24 e 51 anos".
A prisão dos estupradores, filmados e fotografados pela própria vítima, ocorreu no último sábado, 8/7, quando policiais civis cumpriram ordens judiciais contra os familiares da garota.
Conforme apuração preliminares de policiais civis, os três homens se aproveitaram da proximidade com a vítima, que residia com o avô desde os 13 anos de idade. De acordo com informações do site da SSPDS, a Polícia Civil investigará se os pais da adolescente haviam tomado conhecimento do crime e se negligenciaram o caso.
Os nomes dos suspeitos não foram divulgados pela SSPDS, para preservar a vítima que é adolescente. A Polícia Civil também não detalhou sobre o modo com agiam os criminosos filmados e se já respondiam por outros crimes sexuais.
Neste ano, até junho, 1.077 pessoas foram vítimas de crimes sexuais (que reúnem estupros, estupros de vulnerável e exploração sexual de menor), conforme dados da SSPDS. Trata-se de uma média de 5,95 crimes por dia.
É a maior marca para um primeiro semestre no Ceará desde que a estatística passou a ser disponibilizada publicamente, em 2017. Foi um aumento de 23,93% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado, quando 869 crimes sexuais foram registrados. Além disso, maio último, com 259 casos, foi o mês com o maior número de crimes sexuais registrados no Estado desde 2017.
Os números deste ano mostram que 87,8% das vítimas são do sexo feminino, contra 11,4% do sexo masculino — 0,7% não foi informado. A maior parte das vítimas são crianças: 47,5% têm até 12 anos. Contando vítimas de até 14 anos, o que caracteriza o crime de estupro de vulnerável, 64,71% dos crimes sexuais são assim enquadrados. Vítimas de até 18 anos são 75,11% do total. (Coloborou Demitri Túlio)