Logo O POVO+
Dia de Santa Terezinha é celebrado em Fortaleza; conheça sua história
CIDADES

Dia de Santa Terezinha é celebrado em Fortaleza; conheça sua história

Conhecida por interceder a santidade de Deus pela "Teologia do Pequeno Caminho", Santa Terezinha espalhou as rosas da graça divina; confira sua história
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Celebração para as freiras no Carmelo Santa Teresinha durante a comemoração da Festa das Rosas (Foto: Samuel Setubal O POVO )
Foto: Samuel Setubal O POVO Celebração para as freiras no Carmelo Santa Teresinha durante a comemoração da Festa das Rosas

Três missas encerraram o novenário pela devoção à Santa Terezinha do Menino Jesus. As celebrações aconteceram ontem em três horários diferentes, no carmelo em Fortaleza, e foram animadas por dom José Antônio Tosi - arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza, e pelos padres Rafael Maciel e Eugênio Pacelli.

No Dia de Santa Terezinha, comemorado em 1º de outubro, fiéis, religiosos e as freiras do Carmelo da Santa das Rosas fecharam o novenário de oração iniciado no dia 22 de setembro deste ano. "O amor abrange as vocações" foi o tema das refleções comunitárias e outros atos em homenagem à padroeira dos missionários e da França. 

Clique aqui para seguir o canal de Política do O POVO no WhatsApp

Dom José Antônio, na primeira missa do dia da Santa, reforçou o tema dos nove dias de celebração e a liturgia de Deus intercedida por Terezinha de Jesus. “Quando falamos sobre a espiritualidade de Santa Terezinha falamos do Pequeno Caminho, mas quem criou o caminho ou quem é o caminho não é Santa Terezinha. Ela entendeu que o caminho é aquele que disse ‘Eu sou o caminho, a verdade e o certo’ e foi de encontro a Ele”, afirmou dom José Antônio.

Carlo Acutis: CONHEÇA a história do jovem Padroeiro da Internet

Santa Terezinha: a teologia do Pequeno Caminho

Os devotos de Santa Terezinha acreditam em sua intercessão divina e recorrem a ela em busca de ajuda e conforto. Suas orações são conhecidas entre os católicos por sua suposta eficácia e muitos relatam ter recebido graças e milagres através de sua intercessão.

A “teologia do Pequeno Caminho” ou “da Infância Espiritual” assumiu grande importância na prática da fé de Santa Terezinha. Trata-se de uma espiritualidade, cuja prática do amor a Deus não se baseava em grandes ações, mas em pequenos atos diários, aparentemente insignificantes.

Em sua autobiografia, Santa Teresa escreve: “Há somente uma coisa a ser feita: oferecer a Jesus as flores dos pequenos sacrifícios”. E, ainda: “Quero transmitir as pequenas ações que consegui fazer”. Na sua elaboração original, o Diário tem um subtítulo: “História primaveril de uma florzinha branca”.

Dia de Santa Terezinha: origem da data

Santa Terezinha morreu em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade, e foi canonizada em 17 de maio de 1925.

O Dia de Santa Terezinha foi instituído em primeiro de outubro pela Igreja Católica em homenagem a ela e sua espiritualidade única. É uma oportunidade para os devotos se reunirem em oração, celebração e reflexão sobre a vida e os ensinamentos de Santa Terezinha.

Santa Terezinha: confira sua história

Thérèse Françoise Marie Martin nasceu em Alençon, em 2 de janeiro de 1873, de um casal de católicos, “dignos mais do céu do que da terra”, como Terezinha os definia. Ela era a última de oito filhos, três dos quais morreram quando crianças.

Aos quatro anos, ficando órfã de mãe, reviveu o drama do abandono, por causa da entrada progressiva de quatro de suas irmãs para o Carmelo. No entanto, recebia o carinho especial do seu pai, que a chamava “pequena rainha da França e de Navarra”, como também “a pequena órfã de Beresina”.

Aos 15 anos, Terezinha segue o mesmo caminho de suas irmãs. O desejo da jovem era “salvar as almas” e, sobretudo, “rezar para ajudar os sacerdotes”. Na hora de fazer a profissão dos votos religiosos ela recebeu o nome de Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face.

A pedido da Superiora, Terezinha começou, imediatamente, a escrever um diário, no qual fez algumas anotações sobre as etapas da sua vida interior. Em 1895, escreveu: “No dia 9 de junho, festa da Santíssima Trindade, recebi a graça de entender, mais do que nunca, quanto Jesus quer ser amado!”.

Santa Terezinha: por que ela é a Santa das Rosas?

Terezinha morreu muito jovem, aos 24 anos de idade, por conta de uma tuberculose. Durante seus últimos dias de vida, ela dizia às pessoas que, quando morresse, faria cair uma chuva de rosas, representando suas graças aos cristãos. Por isso, sua imagem é simbolizada segurando um buquê de flores.

Oração de Santa Terezinha: conheça sua prece

"Digníssima e santificada Santa Terezinha do Menino Jesus, sabe-se que sua missão foi, por meio de todas, proclamar o nome de Cristo, a fim de que todos reencontrassem a palavra do Senhor. Sei que mesmo tendo morrido jovem, tu tivestes uma infância e juventude voltadas para os ensinamentos celestiais e uma profunda humildade, assim recorro a vós, para que não me desampare nunca, diante de uma fraqueza de desacreditar que Deus tudo pode, que somente Ele é capaz de me ajudar naquilo que preciso e que não me falte fé suficiente para saber pedir e agradecer o que alcancei na vida. Rogai por nós, Santa Terezinha. Amém!"

Dia de Cosme e Damião: ENTENDA a tradição ligada aos santos gêmeos

 

 

O que você achou desse conteúdo?