Logo O POVO+
Morre ex-reitor da Uece Francisco de Assis Moura Araripe
CIDADES

Morre ex-reitor da Uece Francisco de Assis Moura Araripe

Professor de 71 anos foi vítima de uma parada cardíaca. Francisco Araripe atuou na Uece por mais de quatro décadas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FRANCISCO de Assis Moura Araripe foi reitor durante duas gestões na Uece (Foto: Divulgação/Uece)
Foto: Divulgação/Uece FRANCISCO de Assis Moura Araripe foi reitor durante duas gestões na Uece

O professor Francisco de Assis Moura Araripe, ex-reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), faleceu ontem depois de sofrer uma parada cardíaca. Araripe tinha 71 anos e deixa esposa, filhos e netos. A instituição declarou luto oficial oficial de três dias pela morte do professor. 

Conforme nota da assessoria de comunicação da Uece, ele ocupava por último o cargo de presidente do Instituto do Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro). 

Nascido em Fortaleza, Francisco de Assis Moura Araripe foi vice-reitor da Uece em dois períodos - entre 1996-1999 e 2000-2003. Tendo sido escolhido reitor nas temporadas sequentes de 2003-2004 e 2008-2012) da universidade estadual. 

Francisco Araripe graduou-se, em 1977, em Administração de Empresas pela Uece (1977). Dois anos depois, tornou-se professor da Estadual. Em 2003 recebeu o título de mestre em Estudos Avançados em Planificação Territorial e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Barcelona. 

“O professor Araripe é parte fundamental do que a Uece se constituiu como uma grande instituição de ensino superior cearense", afirmou o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, em comunicado. "Para além de uma marca de gestão, deixa seu legado na trajetória de estudantes, colegas e amigos que tiveram a satisfação de compartilhar com ele essa jornada”. 

Prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar disse ter recebido com o sentimento de tristeza a notícia do falecimento e prestou condolências aos familiares: "Que Deus conforte a toda a família e amigos nesse momento de dor".

"Para sempre, guardaremos em nossa memória e no melhor local do coração, a lembrança do Reitor Araripe, com amizade, respeito e gratidão pela imensa colaboração que ele fez para a educação superior dos Inhamuns através do Cecitec - Tauá", escreveu Patrícia Aguiar em publicação no Instagram.

Conforme a Uece, a gestão de Araripe "foi marcada por importantes conquistas para a comunidade ueceana". A exemplo do primeiro vestibular para o curso de Medicina da universidade, em 2003, na primeira gestão. A instituição também cita a entrega da então nova estrutura do Restaurante Universitário (RU) do campus Itaperi, em 2012.

"Por fim, a ideia que deu origem ao Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Uece (Iepro) veio do professor Araripe. A partir do Iepro, a Uece amplia sua capacidade de atuação junto à sociedade, especialmente em três linhas principais: pesquisa, desenvolvimento de recursos humanos e consultoria", aponta ainda a nota da instituição.

O velório de Francisco Araripe ocorreu ontem na Funerária Ethernus.

 

Atualizada às 12 horas

O que você achou desse conteúdo?