A festa de Nossa Senhora de Fátima reuniu fiéis ao longo dessa sexta-feira, 13 de outubro, no Santuário de Fátima, em Fortaleza. Celebrando a última aparição da santa aos três pastores, data importante para comunidade católica, a igreja reuniu, nas 11 missas celebradas e na procissão de encerramento dos festejos, cerca de 80 mil devotos, segundo estimativa do santuário.
Durante a manhã, as celebrações tiveram início às 5 horas. Ao longo do dia, fiéis chegaram ao templo para acompanhar as demais cerimônias com objetivo de agradecer e fortalecer a fé com a santa.
Os festejos celebram a última aparição de Nossa Senhora de Fátima que, de acordo com a comunidade católica, em 1917, teve seis aparições todo dia 13, de maio a outubro. Segundo padre Ivan de Souza, da paróquia do santuário de Nossa Senhora de Fátima, a festa busca entender a mensagem da santa diante da aparição na época.
“Nesse período, estava acontecendo a Primeira Guerra Mundial. A gente entende hoje a mensagem dela, que é de oração, penitência e que dizia “rezem, que a paz vai chegar”. Parece que ela está falando hoje isso para nós também para que essas guerras terminem”, comenta.
Ainda segundo padre Ivan, a grande presença dos fiéis representa a importância da festa. “13 de maio e 13 de outubro são dias especiais. Em maio, a gente tem 200 mil fiéis. Hoje, nós estamos esperando 80 mil devotos aqui e que vão chegar da procissão”, informa.
O pároco também comenta a expectativa da comunidade católica com a chegada do novo arcebispo de Fortaleza, dom Gregório Paixão. “As nossas perspectivas são as melhores possíveis. O nosso bispo Gregório é muito comunicativo, muito do povo e acessível”, destaca padre Ivan, que complementa que a igreja só tem a ganhar com chegada do novo gestor.
O recepcionista Tiago Ventura, 36, morador do bairro Parangaba, comenta que todo dia 13 vai ao santuário para agradecer as graças alcançadas por intercessão da santa. Ele comenta que acompanha as datas mensalmente desde 2019 após ter um pedido alcançado. “Vinha pedindo direto essa graça e, depois de um bom tempo, achei que essa graça não ia chegar, mas chegou”, disse.
Para o devoto, participar da festa traz o sentimento de gratidão. A sensação é compartilhada pela merendeira escolar Maria Jocilda Mesquita, 52, moradora do bairro Passaré. “A gente se sente grata pelos pedidos alcançados, a gente fortalece a nossa fé e recebe a mensagem da Nossa Senhora, que é rezar para a chegada de paz”, comenta.