As linhas de ônibus que operam no Terminal do Papicu, em Fortaleza, serão alteradas a partir de 8 de janeiro de 2024. A mudança é em decorrência da demolição da plataforma B do terminal, para dar lugar às obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. Dessa forma, as linhas atualmente situadas na plataforma serão realocadas para um novo terminal provisório, situado a poucos metros da antiga plataforma e interligado por uma passarela provisória.
De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a mudança não afetará as operações no terminal planejadas para o Réveillon. Confira as linhas de ônibus que sofrerão a alteração:
027 – Siqueira / Papicu / Aeroporto
087 – Expresso / Siqueira / Papicu
030 – Siqueira / Papicu / 13 de Maio
823 – Bom Jardim / Montese / Aldeota
038 – Parangaba / Papicu
089 – Expresso / Parangaba / Papicu
044 – Parangaba / Papicu / Montese
094 – Expresso / Parangaba / Aldeota
076 – Cj. Ceará / Aldeota / Papicu
096 – Expresso / Cj. Ceará / Papicu
086 – Bezerra de Menezes / Santos Dumont
286 – Expresso / Antônio Bezerra / Santos Dumont
092 - Antônio Bezerra / Papicu / Praia de Iracema
016 – Cuca Barra / Papicu
810 – Praia do Futuro / Papicu
813 – Praia do Futuro / Papicu / ED
841 – HGF / Papicu / Riomar
831 – Cidade 2000 / HGF / ED
031 – Av. Borges de Melo / Papicu I
042 – Antônio Bezerra / Francisco Só / Papicu
045 – Cj. Ceará / Papicu / Montese
051 – Grande Circular I
069 – Lagoa / Papicu / Via Expressa
680 – José Walter / Papicu / Cidade Jardim
814 - Castelo Encantado / Papicu
901 – Dom Luis / Papicu / Centro
903 – Varjota / Centro
913 – Serviluz / Papicu
De acordo com Carlos Alberto, coordenador do terminal do Papicu, estão planejadas mudanças nos pontos de paradas no local. “Algumas das linhas do Terminal vão ficar operando na plataforma A e outras serão alocadas para o terminal provisório. Na nova plataforma, vão operar 27 linhas”, comenta o gestor.
A nova plataforma foi construída pela Secretaria da Infraestrutura do Governo do Ceará (Seinfra) e cedida para a Etufor. O local liberado será utilizado para permitir que no subterrâneo sejam realizados os serviços de fundação, sondagem e instalação da mureta-guia da futura Estação Papicu da Linha Leste.
O coordenador de obras da Seinfra, Gabriel Maia, explica os motivos para a construção da nova plataforma provisória. “Uma parte do terminal do Papicu será demolido porque a segunda estação subterrânea da Linha Leste passará por esse local. Nesse meio, faremos a execução da parede diafragma, que é a contenção. Será cavado trinta metros e depois começa a construir a estação de baixo pra cima. Terminada [a obra], o terreno será aterrado e a plataforma demolida será reconstruída e entregue para a prefeitura de novo”, explica.
Uma plataforma coberta será instalada para que os passageiros possam se deslocar entre o terminal do Papicu e a plataforma provisória. De acordo com a Etufor, o descolamento só será permitido na plataforma, não sendo autorizada a entrada pelo local de saída dos ônibus. A entrada dos pedestres continuará no acesso tradicional, pela Rua Pereira de Miranda.
A solenidade de entrega do equipamento pelo Governo do Estado para a empresa que administrará o terminal provisório ocorreu na manhã desta quarta-feira, 27. Na ocasião, gestores e idealizadores do projeto assinaram o documento de sessão da plataforma, além de terem uma visita ao novo local. Foi investido cerca de R$ 3 milhões na construção da plataforma provisória.
Antonio Ney, secretário de infraestrutura do Ceará, declarou que a obra da Linha Leste tem previsão de conclusão para dezembro de 2026. “Mas, ao longo do tempo, vão ser feitas várias entregas em relação às estações e a saída das tuneladoras. Quando as obras aqui forem concluídas, a linha será passado para que o Metrofor execute as operações do metrô”, explica.
A Linha Leste terá 7,3 quilômetros de extensão e fará o percurso entre o Centro e o Papicu, com um tempo total estimado de 15 minutos, e contará com cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).
O empreendimento fará conexão com as linhas Sul e Oeste, além do VLT Parangaba-Mucuripe e o terminal de ônibus do Papicu.