A Associação Educacional para Crianças, Adolescentes e Idosos (Aecadi) funciona como cozinha comunitária desde 2021, quando o nível de insegurança alimentar da população aumentou em decorrência da pandemia.
“A gente que trabalha na ponta conhece bem a dificuldade de nosso povo diariamente, muitos deles não tem como se alimentar e levar uma comida digna pras crianças, e hoje com toda felicidade a gente consegue”, diz Kessya Alencar, coordenadora administrativa de projetos da instituição.
“Aqui você tem a oportunidade de ter a alimentação naquele horário, pro seu filho ir pra escola de barriga cheia”, relata a dona de casa Lucicleide de Freitas, 35. Ela e os cinco filhos estão inscritos para receber as marmitas. A moradora comenta que alguns beneficiários não têm acesso a outra refeição durante o dia.
A associação ainda tem parceria com o Sesc para fornecer sopas três vezes por semana durante a noite. Conforme Kessya, a ação complementar atinge cerca de 300 famílias. Caucaia conta com outras 42 cozinhas comunitárias inscritas no programa.