Logo O POVO+
Fortaleza terá 52 novos ônibus e mais 10 novas rotas a partir desta quinta, 16
CIDADES

Fortaleza terá 52 novos ônibus e mais 10 novas rotas a partir desta quinta, 16

Implementação das novas rotas será feita de forma gradativa. Anúncio foi feito pelo prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), durante entrega de requalificação de escola no bairro São Gerardo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
METADE da frota de ônibus teve redução  (Foto: AURÉLIO ALVES)
Foto: AURÉLIO ALVES METADE da frota de ônibus teve redução

A partir desta quinta-feira, 16, Fortaleza terá ampliação na frota de veículos que fazem o transporte público, com 52 novos veículos. Também começa hoje o acréscimo de cerca de dez novas rotas, que ocorrerá de forma gradual. Anúncio foi feito pelo prefeito Sarto Nogueira (PDT) na tarde dessa quarta-feira, 15, durante entrega de requalificação de escola no bairro São Gerardo. 

Segundo o prefeito, os veículos são "modernos, com conectividade, ar condicionado, menos poluentes". Ele disse que uma reunião foi realizada na manhã dessa quarta para tratar da ampliação. O gestor afirmou que as novas rotas já eram "maturadas" há algum tempo. A quantidade de novas rotas ainda pode ser ampliada. 

Sarto explicou que, no ano passado, foi concluído um estudo de origem-destino para identificar "as melhores rotas que atendem aos trabalhadores" de Fortaleza. "Entre tantas, tem uma que especialmente me toca, que é Barra do Ceará-Aldeota e Barra do Ceará-Papicu. A galera tinha que fazer um percurso enorme", explicou.

 

Metade das linhas de ônibus de Fortaleza tiveram redução do número de viagens no período entre dezembro de 2023 e abril deste ano, conforme O POVO publicou no dia 2 de maio. 

O levantamento exclusivo revelou que 154 rotas da Capital perderam viagens desde dezembro. Com isso, houve 26% de queda no número de viagens. As linhas mais afetadas trafegam em bairros das Secretarias Regionais (SER) 6, 9 e 10. 

A população que utiliza o serviço é afetada diretamente pela redução. Problemas vão desde o tempo de espera maior até transtornos ao precisar se deslocar em veículos superlotados. 

Na última segunda-feira, 13, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) cobrou explicações sobre a redução de viagens de algumas linhas de ônibus em circulação na Capital para a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e para o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindionibus). 

O pedido foi feito por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), que emitiu ofício questionando por que houve redução das linhas afetadas, bem como a quantidade de veículos à disposição da população em 2023 e 2024. O ofício do Decon foi enviado no dia 7 de maio, com o prazo de 20 dias para resposta das duas instituições.

Colaborou Thays Maria Salles


O que você achou desse conteúdo?