Logo O POVO+
Com Operação Asfalto, Prefeitura promete recuperar malha asfáltica das vias de Fortaleza em 100 dias
CIDADES

Com Operação Asfalto, Prefeitura promete recuperar malha asfáltica das vias de Fortaleza em 100 dias

Além do restauro das vias, o projeto atuará na limpeza, sinalização e iluminação, seguindo a hierarquia de maior deterioração e índice de trafegabilidade da via
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
AVENIDA Silas Munguba com 
Casemiro de Abreu já recebe intervenção (Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo)
Foto: Yuri Allen/Especial para O Povo AVENIDA Silas Munguba com Casemiro de Abreu já recebe intervenção

Recuperar 160 km de malha asfáltica espalhados por 1.200 vias de Fortaleza em 100 dias. É o objetivo do projeto da “Operação Asfalto”, apresentado ontem, 21, pela Prefeitura de Fortaleza, em evento na Lagoa da Parangaba. 

Além do restauro, o projeto atuará na limpeza, sinalização e iluminação, seguindo a hierarquia de maior deterioração e índice de trafegabilidade da via. O prazo de 10 dias para a entrega das obras  conta a partir dos últimos 10 dias do mês de maio e os meses de junho, julho e parte de agosto.

As intervenções contam com 950 profissionais envolvidos e, até o momento, já foram recapeadas 16 importantes vias de Fortaleza, totalizando 20 km de asfalto recuperado. Conforme o prefeito de Fortaleza, José Sarto, as obras já estão acontecendo e vias como as avenidas Leste Oeste, Murilo Borges, José Bastos e Castelo de Castro e as ruas Bento Albuquerque e Dr. Joaquim Bento já foram concluídas.

“Nós vamos requalificar a base e colocar a recuperação asfáltica. Estamos lançando esse programa para 1.200 vias de Fortaleza e é um trabalho conjunto de várias secretarias municipais. A ação já começou, mas agora vamos intensificar as obras para que possamos entregar tudo em três meses”, informou o prefeito.

As obras serão feitas nas 12 regionais da Capital, seguindo a demanda de cada local. “Nós vamos hierarquizar a prioridade de acordo com o nível de deterioração da via por conta da chuva juntamente com o fator trafegabilidade. Por exemplo, a avenida Silas Munguba sofreu deterioração por conta da chuva, então estamos correndo para resolver a demanda e entregar o mais rápido possível”, complementou.

O titular da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Ferruccio Feitosa, disse que 20 equipes estarão trabalhando no recapeamento da Capital a partir de hoje, 22. “Nós vamos estar presentes em mais de 1.200 vias fazendo o trabalho de recapeamento para resolver os problemas com os buracos nas ruas de Fortaleza”, comentou o secretário.

Os problemas com os buracos nas ruas de Fortaleza acontecem sempre durante o período chuvoso, que este ano apresentou números acima do esperado nos primeiros meses da quadra. O fato aumenta os transtornos no trânsito e dificulta o tráfego de veículos e pedestres.

Em reportagem publicada no último dia 16 de maio, O POVO visitou algumas vias que foram afetadas por conta das chuvas, como é o caso do cruzamento da avenida Dr. Silas Munguba com Casemiro de Abreu, na Parangaba; das ruas Omar Paiva e Cruz e Sousa, principais vias que dão acesso ao bairro Álvaro Weyne e rua Juvenal Galeno, no bairro Benfica.

Na última sexta-feira, 17, a Prefeitura anunciou as intervenções de drenagem e reparo da malha asfáltica no cruzamento da avenida Silas Munguba com Casemiro de Abreu, sendo dividida em duas etapas e por isso precisou sofrer desvios para que a obra fosse realizada.

O trânsito no local sofreu alterações e os motoristas estão sendo guiados por uma rota alternativa indicada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), além de a Etufor atuar no redirecionamento do percurso de linhas de ônibus enquanto a recuperação da via ocorre.

O que você achou desse conteúdo?