Logo O POVO+
Enem Não Tira Férias promove atividades preparatórias em julho
CIDADES

Enem Não Tira Férias promove atividades preparatórias em julho

Ao todo, 30.360 estudantes se inscreveram para participar do projeto. No ano anterior, em 2023, foram 29.084 inscrições
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
FORTALEZA-CE, BRASIL, 12-07-2024:  Aula nas férias preparatório para o ENEM. Colégio Adalto Bezerra. (Foto: Fabio Lima/ OPOVO) (Foto: FÁBIO LIMA)
Foto: FÁBIO LIMA FORTALEZA-CE, BRASIL, 12-07-2024: Aula nas férias preparatório para o ENEM. Colégio Adalto Bezerra. (Foto: Fabio Lima/ OPOVO)

Desde o começo de julho, período de recesso escolar, o projeto 'Enem Não Tira Férias' está oferecendo uma série de atividades preparatórias para os alunos da rede pública estadual. Ao todo, 30.360 estudantes se inscreveram para participar da ação. No ano anterior, em 2023, foram 29.084 inscrições. A programação segue até o fim do mês.

A iniciativa oferece aulões virtuais, correções de redação, podcasts e postagens nas redes sociais com bizus e dicas de filmes e livros que podem ajudar na hora da prova. As escolas da rede estadual, além disso, organizam, por conta própria, atividades extras de forma presencial para reforçar a preparação dos jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para novembro.

“O objetivo principal é manter a motivação e engajamento dos estudantes durante as férias”, ressalta Helder Nogueira, secretário executivo de equidade, direitos humanos, educação complementar e protagonismo estudantil da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

“A gente busca chamar a atenção dos alunos em um período em que existem outros atrativos, por conta das férias. É [um momento de] combinar a aprendizagem, com a motivação, passando por aspectos mais lúdicos”, adiciona.

Unidades oferecem atividades de forma presencial

A Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra, localizada no bairro Fátima, em Fortaleza, foi uma das unidades que ofereceram atividades presenciais na manhã de ontem, 12.

"Um momento desse, em pleno mês de julho, é muito desafiador para a instituição e para os professores e estudantes, porque o caminho é aproveitar o [tempo livre] para relaxar e descansar. A gente, [no entanto], apresenta essa proposta, vê o nível de adesão dos estudantes e, a partir disso, construímos uma programação de atividades", explica Alberto Mendes, diretor da escola.

"São aulas diferentes das tradicionais, porque são estudantes muito focados nos seus propósitos. Não é qualquer pessoa que vai acordar cedo em julho para vir à escola. É um momento muito gratificante para todos que participam", continua.

A professora de português e literatura Raissa de Sousa Costa acredita que é de extrema importância que a escola forneça esse tipo de suporte. “Os alunos já vêm estudando desde o começo do ano com uma rotina de dedicação e, nas férias, eles não perdem essa energia. Eles continuam vindo, se dedicando e, o mais importante, é que não perdem a motivação em conseguir uma vaga no ensino superior”.

Já Carlos Henrique Silveira, professor de espanhol, português e literatura, destaca que os profissionais buscam promover aulas mais descontraídas, já que elas acontecem ao longo das férias. “A gente precisa chamar os alunos, fazer com que eles se interessem em vir. Então, temos sempre que trazer alguma coisa diferente, alguma dinâmica etc”, pontua.

"Minhas notas de redação eram 600, 700 e, agora, já estou chegando nos 840"

Caique Cruz, 17, foi um dos alunos que foram até a escola para assistir aula nesta sexta, 12. Ele está no terceiro ano do ensino médio. “[O que me motivou] foi minha vontade extrema de participar da faculdade, principalmente da Universidade Federal do Ceará (UFC). Quero fazer o curso de física e, como a gente não sabe o que vem no Enem, temos que estar sempre preparados. Afinal, o Enem não tira férias”.

O jovem costuma ter dificuldades em português, principalmente nas áreas de gramática e redação. Ele acredita que o evento pode ajudar a deficiência que ele tem com a matéria. “Já está me ajudando. Minhas notas de redação eram 600, 700 e, agora, já estou chegando nos 840”, destaca.

Também no terceiro ano, Jollie Brito, 17, quer ser aprovada em medicina. “O curso é bem difícil de conseguir a aprovação, então, qualquer oportunidade que eu tenha para estudar e conseguir uma vaga na federal [é bem-vinda]”.

Outro estudante, David Goes, 18, busca a aprovação em direito. “Uma coisa que a gente tem que levar em consideração [nos estudos para o vestibular] é a constância. Acho muito massa a escola oferecer esse tipo de evento, que faz a gente manter essa constância para chegar [na prova] com o mesmo nível que os nossos concorrentes”.

O ‘Enem Não tira Férias’ faz parte do ‘Enem Chego Junto, Chego Bem’ , que realiza uma série de atividades preparatórias ao longo do ano. A ação, que existe desde 2012, é realizada pelo Governo do Estado do Ceará em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR).

Serviço:

Onde os aulões virtuais acontecem? No canal da Seduc no youtube
Mais informações no instagram @seduc_ceara

O que você achou desse conteúdo?