Na mesma data do Dia dos Pais, comemorado ontem 11, centenas de ciclistas se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro Fátima, em Fortaleza, para a Pedalada com Maria. O momento, que reuniu amigos e familiares, é um dos eventos de abertura para a Caminhada com Maria 2024, que ocorrerá no dia 15 de agosto.
Os participantes pedalaram até o Santuário Nossa Senhora da Assunção, na Barra do Ceará, que é de onde a Caminhada com Maria tem partida, e, por fim, foram até a Catedral de Fortaleza. Cassius Cleverson, que também foi responsável pela organização do evento, pontua que o evento é aberto para todos os públicos. "A gente não tem distinção entre as pessoas. A gente já recebeu pessoas que não participam da igreja, que não são católicas".
Ricardo Rebouças, 46, aproveitou a programação para levar os dois filhos — um de 12 e outro de 6. "Já participamos de duas edições anteriores. Essa é nossa terceira [...] é uma comemoração de Dia dos Pais diferente. É mais saudável e rezando fica ainda mais abençoado. É muito gratificante".
Outro pai é Alex Carneiro, 43. “Eu e meu filho José Benício viemos pedalar. É uma homenagem de Dia dos Pais e viemos receber a benção de Nossa Senhora de Fátima [...] É a primeira vez que participamos. É muito bom para manter a saúde em dia”.
Francisco Wilson Sousa, 50, participa pela terceira vez. "Eu venho por amor à Jesus que, por meio dele, a gente encontra Nossa Senhora. Aqui é um encontro de irmãos, de alegria, de paz, onde a solidariedade e o amor estão todos juntos".
Ele é um frequentador assíduo das pedaladas de Fortaleza e participa de vários eventos. "[Participo] primeiro, para a saúde (do corpo), segundo, para a saúde mental e, terceiro, para envelhecer bem [...] Também tento motivar os outros a participarem. Às vezes a gente tem que sair do sofá e ir para a rua. A população ocupando as ruas, transforma tudo."
Adriano Pita, 49, costuma andar de bicicleta com frequência. "Sou frequentador do santuário e devoto de Nossa Senhora. É uma forma de agradecer tudo o que ela faz pela gente [...] Na quinta-feira também vou [participar] da caminhada".
Diana Figueiredo, 45, e Elizimar Pureza, 48, também são frequentadoras da igreja e participam da ação pela primeira vez. "A gente ficou sabendo do evento pela própria comunidade", cita Diana. Ela tem o costume de pedalar. "Todo domingo à tarde eu vou curtir de bicicleta na Beira-Mar".
Elizimar já não tem o mesmo costume. "Eu fui convidada pelo [meu marido] e pelo meu filho, já que hoje é Dia dos Pais. Então, foi um momento da gente estar juntos e fazermos um passeio".
Desde 2003, a Caminhada com Maria mobiliza centenas de fiéis para um percurso de 12 km que vai do Santuário de Nossa Senhora da Assunção até a Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Agora em 2024, o tema do evento é “Peregrinamos com Maria no Ano da Oração” e, como lema “Senhor, ensina-nos a rezar”, trecho do capítulo 11 do evangelho de Lucas.