Logo O POVO+
Ceará tem redução de 3,75% no número de homicídios em setembro
CIDADES

Ceará tem redução de 3,75% no número de homicídios em setembro

|VIOLÊNCIA| Com 231 assassinatos, o mês que passou foi aquele com menos mortes no Estado desde junho de 2023
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
 Foto de apoio ilustrativo (fachado do prédio da Divisão de Homicídios) (Foto: ALEX GOMES)
Foto: ALEX GOMES Foto de apoio ilustrativo (fachado do prédio da Divisão de Homicídios)

O Ceará registrou uma redução de 3,75% no número de homicídios no último mês de setembro na comparação com setembro de 2023. No mês passado, foram registrados 231 assassinatos no Estado, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgados na tarde dessa quinta-feira, 3.

Foi o mês com menor número de homicídios no Ceará desde junho de 2023. Em setembro de 2023, a SSPDS havia registrado 240 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs, a soma de homicídios dolosos, feminicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte).

Em Fortaleza, o número de homicídio ficou praticamente estável em setembro. Enquanto em setembro de 2023, ocorreram 62 CVLIS, em setembro de 2024, ocorreu uma morte a menos, ou seja, 61.

Nos demais municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza, foram registrados 57 homicídios no mês passado. É uma redução de 29,82% em relação a setembro de 2023, quando 74 CVLIs foram registrados.

Já no Interior, 113 assassinatos foram registrados no último mês de setembro, nove crimes a mais que no mesmo período do ano passado. Os dez municípios mais violentos do Estado no mês passado foram: Fortaleza (61), Maracanaú (14), Caucaia (14), Juazeiro do Norte (7), Pacatuba (6), Itapipoca (6), Sobral (5), Crato (5) e Aracati (5).

No acumulado do ano, o Ceará registra um aumento de 15,11% no número de CVLIs na comparação com 2023. De janeiro a setembro deste ano, ocorreram 2.445 assassinatos no Estado, conforme a SSPDS — uma média de 8,95 mortes por dia. No mesmo período de 2023, haviam sido registrados 2.124 homicídios — ou seja, 7,80 assassinatos diários em média.

Em áudio enviado via assessoria de imprensa, o titular da SSPDS, Roberto Sá, afirmou que a redução de 3,75% registrada em setembro se deve ao "intenso" trabalho das forças de segurança, a quem ele agradeceu — assim como também ao governador, que, em suas palavras, esteve o "tempo todo ao nosso lado, nos apoiando e propiciando — através da entrega de recursos materiais, recursos humanos, tecnologia — todo o apoio necessário para esse trabalho".

Sá, porém, ressaltou que os números não estão sendo comemorados pela pasta, mostrando, pelo contrário, que é preciso "empenhar-se" cada vez mais para reduzir os indicadores da criminalidade.

"Nós começamos fortalecendo muito o policiamento ostensivo, tentando dar mais visibilidade a esse policiamento e utilizando das evidências científicas, da análise criminal, do trabalho da Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública) para nos sinalizar em que lugares da Capital, da Região Metropolitana e no Interior do Estado, o crime violento contra a pessoa ou contra o patrimônio mais estavam acontecendo, a que horas, e nós empregamos todo o nosso recurso nessa direção, para fazer a prevenção do delito, que a ideia é evitar que ele ocorra", afirmou o secretário. "No entanto, quando ele (o crime) acaba ocorrendo, entra imediatamente a nossa área de inteligência e a área de investigação — a Polícia Civil, a Perícia Forense — o Corpo de Bombeiros, para nós fazermos a busca de um diagnóstico e de investigar e encontrar esses autores para prendê-los e entregá-los para a Justiça e para o Ministério Público".

Homicídios mês a mês em 2024

Janeiro - 284

Fevereiro - 257

Março - 278

Abril - 320

Maio - 316

Junho - 259

Julho - 246

Agosto - 254

Setembro - 231


Fonte: SSPDS

O que você achou desse conteúdo?