Logo O POVO+
Morte de líder comunitário de Aratuba segue há cinco meses sem elucidação
CIDADES

Morte de líder comunitário de Aratuba segue há cinco meses sem elucidação

Liderança política que atuava na região teria sido espancada e em seguida atropelada por um caminhão. Criminosos tentavam simular um acidente
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Líder comunitário teria sido espancada e atropelada por caminhão em Aratuba  (Foto: via WhatsApp O POVO )
Foto: via WhatsApp O POVO Líder comunitário teria sido espancada e atropelada por caminhão em Aratuba

Há cinco meses, a morte do líder comunitário de Aratuba, a 124 quilômetros de Fortaleza, Gutiane Álibio Martins, segue sem elucidação. O crime aconteceu no dia 2 de maio deste ano, em via pública, durante uma festa no município. Criminosos teriam feito o crime parecer um acidente de trânsito. 

O POVO teve acesso a imagens de câmeras de vigilância que mostram a vítima sendo abordada por dois homens e gesticulando com a dupla com um aparelho celular na mão. Eles parecem verificar o aparelho do rapaz. Em seguida Gutiane segue em direção a um caminhão, também gesticulando. O veículo para e os homens o espancam. O vídeo mostra o momento que a vítima é colhida pelo caminhão. 

Conforme uma fonte de identificação preservada, o rapaz teve um corte na perna, que atingiu a veia femoral. Em seguida ele é jogado na via e o veículo o atropela. No vídeo é possível identificar o caminhão que tem um nome chamado "Gratidão". 

Gutiane era proprietário de uma gráfica e residia em Aratuba há 14 anos. Casado e pai de uma criança autista de 13 anos, ele ingressou em uma associação que defendia os direitos de pessoas neurodivergentes e se tornou um líder atuante na comunidade, que cobrava e questionava o poder público. Ele tornou-se alvos de ameaça. 

As imagens mostram o momento do veículo passando por cima do corpo. O vídeo do dia 2 de maio tem uma cena de vários minutos com o comerciante encostado no veículo e supostos criminosos aparecem verificando o celular. Os dois aparelhos celulares da vítima foram subtraídos, mas os outros pertences foram deixados. Os moradores ficaram chocados com o caso, no entanto as pessoas temem comentar sobre o que houve.  

O caso estava sob investigação da Delegacia Municipal Guaramiranga, no entanto foi transferido para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). 

O POVO solicitou informações sobre o andamento das investigações à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Polícia Civil informou, por meio de nota, que investiga um acidente de trânsito com vítima fatal que teve como vítima um homem de 44 anos. "As oitivas e diligências seguem em andamento com a finalidade de apurar os fatos. O caso está a cargo da 1ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)", informa.

Denuncie 

A SSPDS reforça que a população pode contribuir com as investigações repassando informações, com sigilo e anonimato garantidos.

Disque-Denúncia: 181

WhatsApp da SSPDS: (85) 3101 0181

Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa: (85) 3257-4807

E-Denúncias: disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br


O que você achou desse conteúdo?