Logo O POVO+
Fortaleza vacinou 86% das crianças até 5 anos contra a hepatite A
CIDADES

Fortaleza vacinou 86% das crianças até 5 anos contra a hepatite A

Número é 21% maior que o acumulado de 2023, mas segue abaixo da meta de 95% de cobertura. Imunização pode ser realizada nos postos de Fortaleza
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Imagem de apoio ilustrativo: Calendário de Vacinação infantil feito para conscientizar as pessoas dos prazos para vacinar os filhos (Foto: FERNANDA BARROS)
Foto: FERNANDA BARROS Imagem de apoio ilustrativo: Calendário de Vacinação infantil feito para conscientizar as pessoas dos prazos para vacinar os filhos

Fortaleza vacinou de 22.700 crianças contra a Hepatite A, entre os meses de janeiro e outubro deste ano. O número representa 86% da faixa etária alvo da imunização contra a doença, que corresponde a bebês no 15° mês de vida e pequenos até os cinco anos de idade.

Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), o índice para os dez primeiros meses deste ano é 21% maior que em todo 2023, quando 20.707 pacientes, ou seja, 65% do público alvo, foram imunizados.

Apesar do salto, a pasta ainda classifica o número de crianças imunizadas na Capital como abaixo do necessário, já que a meta de cobertura vacinal contra a Hepatite A é de 95%. 

Benigna na maioria dos casos, a Hepatite A pode ser curada em alguns casos mesmo sem tratamento específico. Entretanto, nos casos mais graves da doença, recorrentes especialmente em adultos e idosos, ela pode causar sintomas como cansaço, tontura, enjoo, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A transmissão da doença acontece através da ingestão de alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, além de relações sexuais. Não existe um tratamento de eficácia comprovada contra a Hepatite A, o que classifica a prevenção como forma mais efetiva de combate à doença.

Entre as formas de prevenir a Hepatite A estão:

  • Lavar as mãos (incluindo após o uso do sanitário, trocar fraldas e antes do preparo de alimentos);
  • Lavar com água tratada, clorada ou fervida, os alimentos que são consumidos crus, deixando-os de molho por 30 minutos;
  • Cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los, principalmente mariscos, frutos do mar e peixes;
  • Lavar adequadamente pratos, copos, talheres e mamadeiras;
  • Usar instalações sanitárias;
  • No caso de creches, pré-escolas, lanchonetes, restaurantes e instituições fechadas, adotar medidas rigorosas de higiene, tais como a desinfecção de objetos, bancadas e chão utilizando hipoclorito de sódio a 2,5% ou água sanitária.
  • Não tomar banho ou brincar perto de valões, riachos, chafarizes, enchentes ou próximo de onde haja esgoto;
  • Evitar a construção de fossas próximas a poços e nascentes de rios;
  • Usar preservativos e higienização das mãos, genitália, períneo e região anal antes e após as relações sexuais.

Onde se vacinar em Fortaleza

A vacinação contra a Hepatite A pode ser acessada de segunda a sexta em todas as 134 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Fortaleza. Nos fins de semana e feriados, a imunização pode ser feita nos postos Mattos Dourado, no bairro Edson Queiroz, e Miriam Mota, no Dionísio Torres.

O combate ao vírus da Hepatite A também é realizado através de busca ativa nas escolas municipais e residências nas comunidades.

O que você achou desse conteúdo?