A campanha educativa "Respeito no Transporte - Vamos juntos nesta viagem", realizada pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), foi encerrada ontem no terminal da Parangaba, em Fortaleza. A iniciativa alertou os passageiros sobre a importância de respeitar as prioridades nas filas dos terminais de integração.
Aguardando a chegada de seu ônibus na fila prioritária do terminal, a auxiliar de limpeza Inês Alves, de 67 anos, conta que já presenciou diversas cenas de desrespeito ao embarque prioritário. Para ela, a campanha é importante para evitar que situações como essa aconteçam com frequência.
"Tem muita gente que não é prioridade e vem pra cá. Não é só nessa fila não, é nos outro ônibus também. Aí é aquela confusão, principalmente no terminal do Siqueira. Já teve até briga de ir pra Polícia. Não existe isso mais não de prioridade, não existe mais o velho, nem a criança. O pessoal não respeita mais ninguém", comenta.
Nesta edição, os organizadores também destacaram a importância de passageiros com mobilidade reduzida não aparente apresentarem o documento de identificação da condição. A medida visa assegurar a garantia do acesso ao direito e evitar constrangimentos nas filas.
De acordo com Naudilene Galvão, assistente técnica da Etufor, a apresentação do documento de identificação da mobilidade reduzida não aparente tem sido um dos maiores problemas. "Porque as outras deficiências, as outras condições, são visíveis, fica mais fácil", explica.
O acesso às filas prioritárias é garantido pela Lei nº 14.626, de 19 de julho de 2023. O documento garante o embarque e o assento prioritário em transportes coletivos para pessoas com deficiência, idosos a partir dos 60 anos, autistas, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e pessoas obesas.
O presidente da Etufor, Raimundo Rodrigues, explica que as ações educativas já fazem parte do calendário anual da gestão de transporte da Cidade. "Diariamente, enfrentamos dificuldades para garantia dos direitos das pessoas mais vulneráveis, e a superação dessa questão passa pela educação de nossos passageiros", afirma.
Para facilitar o acesso desses grupos ao embarque prioritário, a Etufor implantou, no ano passado, placas de sinalização sobre atendimento prioritário em todos os terminais da Capital cearense. A medida foi uma adequação à legislação, que ampliou o direito às pessoas com deficiências ocultas. Apesar disso, os passageiros relatam que as campanhas ainda são importantes para reforçar o cumprimento desse direito.