O horário de funcionamento do estacionamento rotativo da avenida Beira Mar, em Fortaleza, será modificado e passará a funcionar das 8 às 22 horas. A medida começa a valer a partir deste sábado, 1º. O horário antigo era das 7 às 22 horas.
“Essa era uma demanda antiga dos atletas e consultorias esportivas. Agora, todos terão mais tempo e comodidade para realizar os treinamentos matutinos”, escreveu o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), nas redes sociais.
O profissional de Educação Física, professor e atleta, Rossman Cavalcante, informa que a demanda pela mudança de horário é antiga. “Quando dava o horário, a AMC aplicava as multas. Isso gerava um problema muito grande às pessoas que estavam praticando atividade física”, argumenta.
O atleta comenta que foi pensada uma iniciativa que não interferisse em nenhum segmento. “E aí nós conseguimos um canal de comunicação com o prefeito Evandro, ele pediu para fazer essa reunião. Eu acionei os colegas do grupo que nós temos de assessorias esportivas e fomos lá no Paço e o prefeito levou junto o superintendente da AMC, Sérgio. E ele foi muito solícito e prontamente falou que era possível”, comenta.
Em relação aos benefícios, Rossman afirma que o novo horário garante mais segurança e comodidade aos que praticam esportes na orla: “As pessoas estavam estacionando nas vias transversais, que são antes de chegar ali na Beira Mar, e aí [tem] a possibilidade de assalto, né? Porque a gente sabe que naquelas ruas não passam tantas pessoas. Isso garante mais comodidade e segurança pra gente”.
Em nota ao O POVO, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que o novo horário de funcionamento do estacionamento rotativo na avenida Beira Mar será implantado neste sábado, 1º.
“A sinalização começará a ser substituída gradativamente ao longo dos próximos dias, mas já neste sábado a fiscalização do estacionamento rotativo será iniciada após 8h, ao invés de 7h”, afirma a pasta.
Com essa alteração, os usuários que costumam realizar suas atividades de manhã cedo poderão desfrutar da orla sem a preocupação de interromper os exercícios para ativar o cartão de Zona Azul.
A Zona Azul opera atualmente com cerca de seis mil vagas distribuídas pela cidade. Estão concentradas, principalmente, nas áreas da Aldeota, Centro e Meireles, onde há o uso intensivo do solo para serviços ou comércio.
Além da Beira Mar e vias transversais, a alteração também irá valer no entorno de praças e parques da cidade com significativas demandas esportivas.